Alunos de escolas públicas de Bento receberão livros literários em 2019

2015-04-10_190211
Para o ensino médio, o catálogo conta com livros como a biografia da paquistanesa Malala - a mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz

As obras que normalmente eram destinadas apenas para bibliotecas e sala de aula serão ofertadas aos alunos

 

Os estudantes da rede pública receberão em 2019 livros de literatura, além do material didático já proporcionado às escolas. A disponibilização destes livros está de acordo com o novo formato do Programa Nacional do Livro e do Material Didático Literário (PNLD). A escolha das obras pelas escolas credenciadas ainda não foi iniciada e deve acontecer neste mês de outubro. Segundo o Ministério da Educação, a escolha é feita pelas escolas, a partir de uma lista de livros, e leva em conta a opinião dos professores e diretores.
Para o ensino médio, o catálogo conta com livros como a biografia da paquistanesa Malala – a mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz; o clássico de ficção Admirável Mundo Novo, de Aldous Juxley; e poemas de Cecília Meireles. Até este ano as obras literárias eram destinadas apenas para as bibliotecas, e podiam ser usadas em sala de aula.
Alunos da Educação Infantil de Bento Gonçalves receberão 25 livros para compor o acervo das salas de aula, alunos do ensino fundamental (1º ao 3º) receberão 30 exemplares também para compor o acervo da sala de aula. Alunos do ensino fundamental do 4º e 5º ano receberão 50 livros para a biblioteca e cada aluno receberá uma duas obras para levar para casa. Já os alunos do ensino médio receberão dois títulos literários. As obras serão escolhidas na primeira quinzena de outubro e devem chegar junto com o material didático anual, no início do ano letivo de 2019.
Em entrevista, a assessora pedagógica de Bento Gonçalves, Roberta Segatto, ressaltou a importância dos livros literários para leitura em casa: “Essas escolhas são um estímulo a leitura, é importante para o desenvolvimento tanto da escrita quanto do português em um todo.”
O acesso ao acervo é importante no aspecto individual da leitura, mas o papel didático da biblioteca não se deve ser esquecido. O livro que fica com o estudante pode incentivar muito o acesso à literatura, que está se perdendo com a internet e as mídias sociais, que estão recheadas de resumos prontos e que podem em certos momentos não passar a ideia real do que foi escrito.
Os professores terão acesso aos títulos com resenhas das obras selecionadas pelo programa. Ainda de acordo com as regras, uma mesma editora não poderá ter dois livros escolhidos. As obras serão devolvidas às escolas depois do período de um ano para reutilização. Cada editora pode inscrever quatro obras para serem selecionadas para o catálogo.

A ação no Brasil
De acordo com o Ministério da Educação, a escolha será feita pelas escolas, a partir de uma lista, e levará em conta a opinião dos professores e diretores de escola. No catálogo para o ensino médio, estão livros como a biografia da paquistanesa Malala – a mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz; o clássico de ficção Admirável Mundo Novo, de Aldous Juxley; e poemas de Cecília Meireles.
Até este ano, o programa destinava as obras literárias apenas para as bibliotecas e para serem usadas em salas de aula. A previsão é que os estudantes recebam os dois livros literários.
Os professores terão acesso a um guia com resenhas das obras selecionadas pelo programa e a escolha será feita após uma reunião de professores e diretoria da escola. Ainda de acordo com as regras, uma mesma editora não poderá ter dois livros escolhidos. As obras serão devolvidas às escolas depois do período de um ano para reutilização. Cada editora pode inscrever quatro obras para serem selecionadas para o catálogo.