Alunos da Escola Mestre participam de projeto sobre espaço geográfico e paisagens de Bento

2015-04-10_190211

Estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Mestre Santa Bárbara participaram do projeto “Bento Gonçalves e suas paisagens: uma acumulação desigual de tempos”, coordenado pela professora da disciplina de Geografia, Daniela Frizon. A ação teve o objetivo de proporcionar aos alunos a compreensão das transformações do espaço geográfico local e suas paisagens, trabalhando o resgate histórico e as mudanças do município através dos anos.
“A proposta rendeu um trabalho significativo, pois os educandos buscaram lugares de seus interesses que possuíam fotos da época, pesquisaram sobre aquele momento histórico e fizeram comparações, dialogando com a atualidade”, explica Daniela.
A primeira atividade feita pelos estudantes foi pesquisar fotos antigas e novas do município. Houve também um bate papo com historiadores, um passeio de Maria Fumaça e visita na Epopeia Italiana. Os alunos ficaram ainda encarregados de fazer um jornal, identificando as manifestações e representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico no espaço geográfico bem como elementos que exprimem heranças e relações entre o homem e a natureza. Por fim, produziram curta-metragens sobre o assunto.
Para o aluno Silvio de Souza, foi interessante observar a mudança da paisagem e dos imóveis com o passar dos anos. “Eu, por exemplo, nem fazia ideia de que a rodoviária era em um local tão pequeno e estranho para nós que estamos acostumados com ela onde está”, relata. Já a aluna Marina Di Bernardo demonstrou satisfação com o passeio de Maria Fumaça e a visita da Epopeia. “Com empolgação, subimos aos vagões onde pudemos cantar músicas italianas, dançar, rir e nos divertir muito. Este passeio nos faz perceber como nossa cultura é importante e também que devemos ter conhecimento de nossas raízes”, avalia.
De acordo com a estudante Amanda Ozelame, a partir da busca proposta pelo projeto, os alunos puderam compreender melhor a história da cidade. “Moro aqui desde que nasci, e não conhecia ao certo a história da cidade, os vários nomes que teve até se tornar Bento Gonçalves”, comenta. O mesmo entusiasmo foi registrado por Eduarda Fraga. “O processo de realização de cada trabalho com certeza foi um desafio tanto nas pesquisas, quanto na elaboração de cada um deles, mas que com certeza valeu a pena”, conclui.

 

Uma das atividades era elaborar um jornal