Alimentos que colaboram com a saúde mental

2015-04-10_190211

Uma série de fatores podem colaborar com uma boa saúde mental. Além dos exercícios físicos, que são essenciais nesse processo, a alimentação pode ser fundamental, pois muitos alimentos são grandes vilões. O café, o chocolate e o açúcar, por exemplo, oferecem uma ótima sensação assim que ingeridos, mas são os principais causadores de estresse. A cafeína do café estimula o sistema nervoso central, afetando o raciocínio e a concentração. Já o açúcar e o chocolate estimulam o sistema límbico, responsável por emoções. A falta deles provoca sintomas desagradáveis de abstinência.
Alguns alimentos, além de saudáveis, melhoram o humor e podem ser seus aliados.

Frutas
Algumas frutas podem garantir o bom humor, como melancia, mamão, tangerina, abacate e limão. A laranja e a banana, por sua vez, promovem o bom funcionamento do sistema nervoso, combatendo o estresse e a fadiga.

Verduras
Por possuírem uma vitamina importante do complexo B, o folato, as folhas verde-escuras estão associadas à menor prevalência dos sintomas depressivos. A falta de vitamina B12 costuma ser comum entre pessoas diagnosticadas com depressão.

Mel
Ele pode nos dar a sensação de prazer e bem-estar, pois estimula a produção de serotonina, hormônio que também regula o humor.

Oleaginosas
Elas podem ajudar a diminuir o estresse e melhorar os sintomas da depressão. Possui um antioxidante muito importante chamado selênio, que também fortalece o sistema imunológico.

Carnes magras e peixes
O atum e salmão, principalmente, contém um aminoácido chamado triptofano, importante para sintetizar a serotonina e promover o bem-estar, a sensação de relaxamento e a redução do estresse.