Alimentos humanos que um gato pode comer

2015-04-10_190211

Existem vários alimentos que os seres humanos consomem que também são adequados para os gatos.

 

Se você se questiona sobre quais são as comidas humanas que gatos podem comer e quer saber se eles podem ingerir alimentos que também estão presentes na nossa alimentação, saiba que podem, mas com algumas exceções.

Existem vários alimentos que os seres humanos consomem que também são adequados para os gatos. No entanto, jamais podemos oferecer para nossos felinos alimentos crus ou excessivamente condimentados. O sal, o açúcar, a pimenta, o vinagre e outros condimentos são nocivos para a saúde do nosso gato, mesmo que eles gostem bastante.

Gato pode comer carnes saudáveis

A carne mais saudável para os gatos é também a que eles mais gostam: o frango. A carne de peru e de galinha também são boas e fazem parte dos alimentos que gatos podem comer. Se você pretende preparar uma dieta caseira à base destes produtos, deve saber que a melhor forma de dar para o felino é fervendo ou grelhando as carnes sem nenhum tipo de gordura. Você também deve partir em pedacinhos pequenos para remover completamente os ossos (principalmente os ossos pequenos).

A carne de frango cozida para fazer caldos ou uma canja é totalmente desaconselhada porque é cozida com alimentos que podem ser prejudiciais para o gato. Se o seu gato comer esta carne proveniente do caldo, embora a devore com prazer, pode ter diarreias e vômitos.

Comidas que gatos podem comer

Gato pode comer carne de porco?

Não, o porco não cai muito bem (sobretudo as partes mais gordurosas), enquanto que o coelho é uma carne recomendada para o gato. O fígado, caso eles gostem, pode proporcionar muito ferro. A carne bovina picada também é recomendada.

Gato pode comer fiambre e embutidos?

Os gatos adoram esse tipo de alimento humano, mas devemos restringir o seu consumo principalmente por dois motivos: sal e pimenta. O ideal é o presunto de frango em fatias, com menos sal. Você pode oferecer esse alimento em raras ocasiões, poucas vezes.

O chouriço, a linguiça, o presunto de parma, etc, apesar de serem alimentos do seu agrado, nunca devem ser oferecidos para os gatos.

Peixes saudáveis

Os peixes de consumo humano mais saudáveis para os gatos são os brancos e sem espinhas. O salmão e a truta também são bons. Atum e sardinhas também podem ser oferecidos devido ao seu teor de Ômega-3 e Ômega-6, uma vez que contribuem para a saúde e brilho do pelo do felino.

Os peixes jamais devem ser de lata, uma vez que o óleo e o sal não faz bem aos gatos (a não ser que a constituição seja 100% peixe). Assim sendo, você deve cozinhar sempre o peixe ou grelhá-lo sem gorduras. Os peixes defumados também não são apropriados, embora os felinos amem o gosto dos mesmos.

Legumes para gatos

As batatas e as cenouras são bastante recomendadas para os felinos, por isso também fazem parte da lista de alimentos humanos que o gato pode comer. A melhor forma de oferecer este tipo de alimentos ao seu pet é elaborando um bolo de carne picada de bovino ou aves, misturado com batata cozida e ovo. Além disso, você acrescentar uns pedaços de frango, o seu gato vai adorar a ideia. Ofereça ao seu gato uma pequena porção, como um petisco ou recompensa, e guarde o que sobrar no congelador.

A abóbora, as ervilhas e a alface são boas opções em doses pequenas, uma vez que contém elevadas quantidades de açúcar que não são ideais se oferecidas com regularidade. A abóbora também pode ser um excelente remédio caseiro para gatos com diarreia.

Outros alimentos humanos que um gato pode comer

Além da ração, os gatos podem comer carnes frescas, como mencionado. No caso de alimentos enlatados, é necessário verificar os rótulos. Caso tenham adição de água, é melhor descartar, já que o ideal para os gatos são aqueles alimentos que possuam pelo menos 95% do ingrediente da comida. Por exemplo, a carne bovina deve ficar concentrada e sem água.

Por serem animais carnívoros, gatos precisam dos nutrientes que são encontrados apenas em fontes animais, que podem estar na carne bovina, nas aves, frango, peru e peixe, por exemplo. Para fornecer energia aos gatos, os grãos também são importantes, mas não podem ser oferecidos em grande quantidade, por causa dos carboidratos presentes que podem prejudicar a sua saúde.

Gatos podem comer fruta?

As frutas têm muito açúcar, por isso os gatos devem ingerir esses alimentos com muita moderação. É recomendado oferecer uma fruta esporadicamente, como o melão ou a melancia, cortados em pedacinhos pequenos para ajudar seu gato a se hidratar no verão.

Você também pode oferecer morangos para o seu gato de vez em quando. Em pequenas doses, as maçãs, peras e pêssegos também podem ser uma boa opção de petisco para o seu felino. Confira a lista de frutas que gatos podem comer nesse artigo para saber mais ou assista o vídeo do canal do Perito sobre o tema: