Alfazema: plante você mesmo, em casa

2015-04-10_190211

Esta planta é encontrada em muitos jardins, não só pela sua aparência ornamental mas também pelo seu delicioso perfume. E esta fragrância tem dupla vantagem: além de ser agradável ao olfato humano, é um repelente extraordinário para diferentes tipos de insetos. Além de todas as vantagens, ainda é fácil de cultivar.

Reproduzindo
A técnica mais comum é usar estacas. O ideal é plantá-las em julho ou agosto, e para continuar é necessário pegar as mudas produzidas pelos ramos com mais de quinze centímetros, certificando-se de remover as folhas que estão em sua base.
Em uma caixa de madeira como aquelas usadas para o transporte de frutas, você coloca terra apropriada e adubo, se achar necessário, e então as mudas podem ser plantadas.
Mantenha a caixa posicionada numa na sombra, protegida das correntes de ar e rajadas de vento. Regar com certa frequência, mas evitar os excessos.

No jardim
Para o cultivo você deve escolher um lugar não muito úmido e ao sol, tentando não estar muito perto de outra planta volumosa. O solo deve ser drenado para evitar a podridão que possam ser causados por causa da água parada.
Caso queira plantá-la em um vaso, esteja ciente de que terá de trocá-lo para um maior a cada dois anos, em média.
Utilizando em casa
Com oito gotas de lavanda e dois litros de água, você consegue ar fresco e perfumado dentro de casa