Alerta de tempestade neste final de semana

2015-04-10_190211
Áreas que vão receber chuva

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um “aviso de atenção” para o risco “moderado” de temporais em boa parte do Rio Grande do Sul , com riscos de quebra de vidros, estragos consideráveis, risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo. Ventos entre 17 e 27 m/s (61 e 99 Km/h), chuvas Intensas entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 a 100 mm/dia e granizo.
O Rio Grande do Sul entrou em alerta para tempestades nesta quinta-feira (9) com o avanço de uma nova frente fria pelo estado e o crescimento de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica na Argentina.
As áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina vão receberam os maiores de chuva até o fim do dia. Os meteorologistas alertam para situação de perigo. “A população deve se preparar para tempestades, com ventania, raios e queda de granizo”, avisa a meteorologista Fabiana Weykamp.

Sexta-feira de alerta total
Todo o estado do Rio Grande do Sul vai ficar em alerta total para mais tempestades nesta sexta-feira (10). A chuva intensa e volumosa pode causar estragos e provocar alagamentos. A população deve ficar atenta aos avisos e orientações da Defesa Civil da sua região. O tempo vai ficar carregado desde cedo, e a chuva forte novamente pode ser acompanhada de rajadas de vento entre 70 a 90 km/h. Ainda há risco de granizo.
Na sexta-feira, o estado de Santa Catarina e o oeste do Paraná também entram em alerta para temporais com o deslocamento da frente fria.

Fim de semana com mais uma frente fria
No sábado, 11, os temporais vão dar uma pequena trégua a Região Sul. A frente fria se afasta para o mar. A chuva enfraquece e especialmente no Rio Grande do Sul, o sol volta a aparecer com previsão apenas de pancadas localizadas.
Toda Região Sul volta a ficar em alerta no domingo. Outra frente fria, esta mais forte, vai chegar ao Rio Grande do Sul. Novamente os maiores volumes de chuva e a situação de tempo mais severo vão ocorrer sobre o estado gaúcho. Há previsão de novas tempestades. Santa Catarina e o Paraná também vão ter mudanças no tempo, com alto risco de temporais. Essa segunda frente fria é rápida e virá acompanhada de grande ciclone extratropical.
Áreas do Rio Grande do Sul poderão acumular 200 mm de chuva até segunda-feira: ( mapa)

Corpo de Bombeiros preparado para temporal

O Rio Grande do Sul entrou em alerta para tempestades com o avanço de uma nova frente fria pelo estado e o crescimento de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica na Argentina.

As duas situações vão contribuir para gerar grandes áreas de chuva intensa no decorrer dos próximos dias. Para enfrentar uma possível situação de calamidade, o sargento Claudiomiro Mazzuti, do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, afirma que a corporação está preparada para eventual adversidade causada pela forte chuva.

“O corpo de bombeiros está 24 horas de plantão, estamos com materiais para trabalhar. Se acontecer uma chuva torrencial deve acontecer queda de árvores, mas nada que não possamos resolver”, garante.

Capacidade operacional – 34 bombeiros militares

– 4 veículos para combate a incêndios

– 2 veículo de salvamento e resgate

– 1 veículo de salvamento em altura

– 7 veículos leves

– 2 motocicletas para execução da prevenção de incêndios

– 1 veículo de comando