Akita está entre os cães mais belos e fiéis

2015-04-10_190211
O akita é, antes de qualquer coisa, um cão corajoso e extremamente leal aos seus humanos

A raça akita é considerada um monumento nacional do Japão, além de ter um forte significado espiritual. É comum que as famílias japonesas ganhem uma estátua do akita quando uma criança nasce, sendo um desejo de felicidade, saúde e vida longa.

A personalidade do akita
O akita é, antes de qualquer coisa, um cachorro digno, corajoso e extremamente leal aos seus humanos. É um bom companheiro, porém não é indicado para famílias com outros pets, pois costuma ser intolerante com outros animais. Seu convívio com crianças deve ser supervisionado, assim como deve acontecer com qualquer outra raça de cachorro.
Atualmente, a raça é bastante utilizada em performances e competições caninas, além de desempenhar muito bem o papel de cão de terapia. Seu treinamento é fácil, pois é um pet que faz o possível para agradar seu tutor. Ainda assim, você deve ser firme em seu treino e socializar seu Akita desde cedo.
Os filhotes de Akita costumam aprender bastante rápido a fazer suas necessidades no local certo, mas apesar de serem bastante dóceis quando pequenos é necessário que sejam impostos os limites de forma firme desde cedo, visto que eles possuem uma personalidade forte e dominante.

Cuidados
A pelagem do akita muda de acordo com as estações, o que ocorre duas vezes por ano, e deve ser escovada semanalmente. Durante a época de muda, seus pelos precisam ser escovados diariamente, tornando o processo mais fácil para seu akita e diminuindo o lastro de pelos que ele deixaria pelo chão. A dupla camada de pelos que este pet apresenta permite que ele quase não possua odor.
Apesar de não ser muito ativo, é um cachorro que gosta de cavar e escalar, de maneira que o ideal é uma casa a prova de fugas, com cercas e muros altos.
O akita é um bom cão para pessoas que gostam de caminhadas ou corridas e é essencial que esse pet esteja numa coleira quando ao ar livre, pois ele apresenta fortes instintos de caça e pode perseguir outros animais, causando problemas.