Ajude o seu cérebro a funcionar melhor

2015-04-10_190211

Se uma alimentação saudável faz bem para o corpo, que dirá para o cérebro. “A alimentação é um dos poucos fatores de risco para doenças neurológicas passível de ser modificável e controlável”, afirmou o médico Gurutz Linazasoro, porta-voz da Sociedade Espanhola de Neurologia.
Os próprios especialistas afirmam que não existe um alimento magico, mas que manter uma dieta equilibrada ajuda a manter um padrão. Uma dieta típica deve incluir bastante vegetais, frutas, legumes, cereais e produtos ricos em carboidratos como pão integral, massas e arroz integral. Mas o especialista insiste que “a chave é comer alimentos saudáveis, com equilíbrio e moderação”. Tendo em vista essas recomendações, do ponto de vista do funcionamento do cérebro há diversos nutrientes e alimentos importantes. Conheça agora os principais alimentos que turbinam o cérebro e renove o cardápio:

Pescado azul
São ricos em ácido graxo ômega-3, e uma dieta rica neste nutriente “tem demonstrado trazer uma série de benefícios, como um menor declínio cognitivo e um menor risco de doenças como Alzheimer”.

Cítricos e verduras
São alimentos ricos em vitamina C, que segundo diversos estudos estão associados a um melhor desempenho cognitivo. “Talvez seja devido à sua função antioxidante e em razão de participar da produção de neurotransmissores, as biomoléculas responsáveis ​​pela transmissão de informações de um neurônio para outro”, explica o nutricionista.
Cacau puro e canela
São alimentos ricos em polifenóis, que “tem demonstrado resultados interessantes na prevenção da perda cognitiva por seu efeito antioxidante que protege os neurônios”, afirmou Cangas.

Nozes
São ricas em um tipo de ácido graxo ômega-3 chamado ácido ácido alfa-linolênico, que ajuda a reduzir pressão arterial e protege as artérias. Isso é bom tanto para o coração quanto para o cérebro.