Ajuda do cachorro para melhorar a leitura do seu filho

2015-04-10_190211

eu filho está com dificuldade para ler? Que tal, pedir ajuda para seu cachorro? Isso mesmo! Um projeto que teve início em janeiro, em Portugal, chamado L.E.R. Cãofiante, implantado experimentalmente numa escola municipal da cidade de Silves, faz com que o cão pareça um ouvinte perfeito para as crianças, deixando-as mais soltas para ler em voz alta por não se sentirem julgadas nem criticadas.
O método ajuda a superar dificuldades de leitura, aumentando a auto-estima e o amor pelos livros, bem como aprimora habilidades de comunicação. Um estudo da faculdade de medicina veterinária da Universidade da Califórnia (UC Davis) confirmou que a técnica aumentou a fluência da leitura em 12%.
O L.E.R. Cãofiante se inspirou no R.E.A.D (Reading Education Assistance Dogs), em andamento nos Estados Unidos desde 1999, quando foi lançado pela Intermountain Therapy Animals. Desde lá, o R.E.A.D formou mais que 3.500 equipes especializadas e o método passou a ser adotado também por outras organizações norte-americanas bem como em países como Canadá, Reino Unido, Itália, França, Espanha, Finlândia, Suécia, Noruega, Holanda, África do Sul e Eslovênia.
O programa de Portugal acontece com uma visita mensal à escola feita pelo Labrador Benny juntamente com a Schnauzer Pipa. Cabe aos cães apenas olhar atentamente para as crianças enquanto leem em voz alta e se deixarem acariciar por toda a classe nos momentos de confraternização.
“Às vezes brinco com Pipa, outras vezes leio para ela, dou biscoitos, dou comida, e já estou lendo melhor”, comenta Tiago, um dos alunos, que é disléxico (tem dificuldade para ler e soletrar).
As crianças também são incentivadas a praticar leitura em casa. “Leio para a minha cadela e para a minha gata”, conta a aluna Laura. “Dá mais confiança ler para um animal do que para pessoas; quando leio para uma pessoa fico muito ansiosa”, opina ela.