Airbus está desenvolvendo aeronave autônoma com apenas um piloto

2015-04-10_190211
Apenas um piloto na cabine reduziria os custos das operadoras

A empresa Airbus está buscando desenvolver aeronaves autônomas e tecnologias que permitam que um único piloto opere aviões comerciais, o que ajudaria a reduzir os custos das operadoras, segundo o diretor de tecnologia, Paul Eremenko.
O setor aeroespacial começou a observar uma tendência similar à do mercado automotivo, onde as montadoras de veículos estão investindo ou adquirindo startups de condução autônoma. As fabricantes de aeronaves, entre elas a Airbus e a Boeing, se apressam a desenvolver a inteligência artificial que um dia permitirá que os computadores pilotem aeronaves sem seres humanos nos controles.
No entanto a prática não será fácil porque a legislação em vários países, inclusive o Brasil, determina que as cabines devem ter pelo menos dois pilotos dentro. Isso teve mais destaque ainda depois de 2015, quando um piloto da Germanwings levou um avião A320 a bater nos Alpes franceses, matando as 150 pessoas a bordo.
A Airbus tem uma divisão chamada Urban Air Mobility que está explorando tecnologia que vai desde viagens de helicóptero a pedido até drones para entregas. Por outro lado, a Boeing disse em outubro que comprou uma empresa que está desenvolvendo táxis voadores para a Uber Technologies e também adquiriu uma participação em uma empresa de aviões híbridos elétricos.