Agosto será marcado por passagens de frentes frias

2015-04-10_190211

Bloqueio às massas polares registrado em julho começa perder força neste mês

Agosto deve ser um mês com baixas temperaturas, já que o bloqueio às massas polares no sul do país perdem força.Com isso, este mês deve registrar mais chuva, frio e chuvas nas áreas, conforme o estudo do climático realizado pela Climatempo. A temperatura começa a baixar novamente em várias áreas da Região, depois de dias com tardes quentes.
Segundo o acompanhamento, houve um resfriamento do oceano na costa Oeste da América do Sul, assim como as águas do Atlântico Sul estão retornando à normalidade. Mesmo com a cenário de bloqueio às massas polares na maior parte do país, essa configuração permite um avanço das frentes frias sobre o Estado. As tendências climáticas estão mantidas por mais um mês e não há possibilidade de formação de La Niña ou El Niño até o primeiro semestre de 2018.

As frentes frias
A previsão do tempo indica a passagem de várias frentesfrias pelo Brasil nesta primeira quinzena de agosto. Os modelos de previsão da Climatempo indicam a passagem dos sistemas na divisa com o Uruguai. A primeira frente fria avançou na última terça-feira,1º, e as demais previstas para os dias 08, 12 e 18 de agosto, com chuva na fronteira.
A passagem regular destas frentes indica que o bloqueio atmosférico não é dos mais fortes.