Agosto e setembro são os meses propícios para plantação de batatas

2015-04-10_190211
Conheça as principais variedades de batatas e saiba como plantá-las no seu jardim de vegetais

A batata, em conjunto com o trigo e o arroz, é um dos três alimentos mais importantes e completos da roda dos alimentos, sendo uma ótima fonte de energia. Conheça as principais variedades de batatas e saiba como plantá-las.

A origem da batata
A batata tem o nome científico de Solanum tuberosum e é um tubérculo perene que, assim como os tomates e as beringelas, pertencem à família das Solanáceas. Trata-se de um vegetal originário da região dos Andes, na América, que é cultivado há mais de 7000 anos. A batata foi introduzida na Europa no século XVI, onde se disseminou por todo o mundo. Atualmente, os maiores produtores mundiais de batata são: China, Rússia, Índia, Ucrânia, Estados Unidos, Alemanha, Polónia, Bielorrússia, Países Baixos e França.

Época para plantar
A melhor época para o cultivo está relacionada com o local onde se encontra. No Brasil, a melhor época para a plantação de batatas vai de Agosto a Setembro/Outubro e na Europa, a plantação ocorre nos meses de Março a Maio. Esta situação acontece devido às temperaturas que se fazem sentir nos respetivos países. O melhor clima para a plantação de batatas é o temperado, cuja temperatura média não deve exceder os 20 graus centígrados.

Batatas no jardim
Para plantar batatas corretamente na sua horta ou jardim de vegetais, deve realizar os passos seguintes:
Para a plantação de batatas, podem ser utilizadas as batatas que estão à venda num supermercado, no entanto, a plantação por sementes permitir-lhe-á obter batatas mais saborosas. Como tal, deve deslocar-se a um viveiro ou loja de sementes para saber qual é o tipo de batata que melhor se vai adaptar ao seu jardim e adquirir as respetivas sementes.

Adubar a terra
Para que as batatas possam crescer de uma maneira saudável, a terra necessita de ser adubada com cerca de um mês de antecedência. Pode utilizar uma cobertura de raízes de plantas com terra, estrume ou palha, ou todo o tipo de fertilizantes orgânicos. Assim, a terra do seu jardim estará o mais fértil possível e terá todos os nutrientes necessários para que a plantação possa ser efetuada.

Colocar as sementes
As sementes devem ser colocadas na terra de forma separada, com cerca de 30 centímetros de profundidade e devem estar cobertas com terra e estrume, palha ou composto.

Regar a terra
Depois da plantação das sementes, deve regar a terra com alguma regularidade para que a batata se possa desenvolver. Em apenas algumas semanas, os resultados saltarão à vista, pois os brotos da batata começaram a crescer diretamente da terra.

Crescimento e
amadurecimento
Ao contrário da cebola e até do limão, as batatas, não devem ficar expostas ao sol durante longos períodos de tempo, uma vez que isso prejudica gravemente a sua produção. À medida que as batatas forem crescendo, devem ser cobertas com terra e estrume, palha ou composto para que os tubérculos não fiquem ao sol. Este é um procedimento obrigatório, pois se os tubérculos apanharem sol em demasia, podem ficar verdes e tóxicos, o que pode estragar a respetiva plantação.

Quando colher
As batatas demoram aproximadamente entre 14 a 16 semanas a amadurecer e quando começam a ganhar flor é sinal que estão quase prontas a serem colhidas. Começam a ficar secas e amarelas, a colheita está pronta a ser realizada, pois os tubérculos alcançaram o seu desenvolvimento máximo.