Adubos tiveram quedas nos preços em agosto

2015-04-10_190211

Os preços dos fertilizantes nitrogenados caíram 1,7% em agosto, em relação a julho, de acordo com um levantamento da Scot Consultoria. Já para os adubos potássicos e fosfatados, os recuos médios foram de 1,4% e 0,5%, respectivamente, no mesmo período.
A demanda interna e o câmbio deverão seguir ditando o ritmo dos preços no mercado brasileiro em curto e médio prazos. Espera-se maior movimentação até setembro/outubro, porém, os volumes deverão ser menores comparativamente com o segundo semestre de 2016. Os estoques das indústrias também estão maiores.
É importante destacar, porém, o começo da falta de algumas matérias-primas no mercado interno, principalmente nitrato de amônio e cloreto de potássio, o que poderá dar sustentação as cotações destes produtos.
Outro fator de sustentação é o aumento do preço do frete, que deverá pesar sobre as cotações dos adubos, especialmente até outubro, meses de maiores volumes de entrega de fertilizantes ao consumidor final. Do lado do câmbio, espera-se que o dólar fique em um patamar mais baixo que em 2016, o que diminui a pressão sobre os preços em reais.