Adesivo para tratamento do Alzheimer disponível em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

Por ser um adesivo, a absorção do medicamento ocorre através da pele por um período de 24horas e tem menos efeitos colaterais

 

Uma nova maneira de tratar o Alzheimer está disponível pelo Sistema Único de Saúde – SUS. O remédio já é disponibilizado em comprimido e solução oral, mas agora conta com uma nova forma de medicação, com um adesivo transdérmico. Segundo informações do Ministério da Saúde a adição da versão adesiva do medicamento é por causa dos menores efeitos colaterais e da sua facilidade de aplicação.
Para encaminhamento do processo administrativo o paciente ou o responsável deverá se dirigir à Farmácia de Medicamentos Especializados, localizada na UBS Central – Rua Julio de Castilhos, 291 – Centro, onde irá receber todas informações para solicitação do medicamento.
“O medicamento está disponível pelo SUS, entretanto o fornecimento é específico para cada paciente que necessitar sendo competência do Governo do Estado, logo não estará disponível na Rede Básica do Município” ressalta a Farmacêutica da Unidade Básica de Saúde, Cristina L.P. Feltraco.

Após o início do processo de solicitação, em quanto tempo o paciente obtém a resposta?
Após o médico preencher todos os documentos necessários e o paciente entregar toda a documentação exigida pelo Protocolo do Ministério da Saúde, a solicitação é encaminhada para o médico perito do Governo do Estado avaliar o caso. Porém, esta medicação pode causar sintomas como náusea, diarreia, diminuição do apetite e dor de cabeça. O adesivo disponibilizado pelo SUS visa à qualidade de vida de alguns pacientes.
Quando colocado na pele, a liberação do medicamento é continua e regular ao longo de 24 horas, diminuindo os efeitos colaterais, principalmente os efeitos no sistema digestivo. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que não tem cura, isto é, ela é causada pela morte constante de células do cérebro, que automaticamente prejudicam as funções como memória, atenção, orientação e até linguagem, gerando consequências graves na qualidade de vida das pessoas.

Quais as indicações de uso?
Qualquer paciente que tenha Alzheimer e use a rivastigmina como tratamento pode usar o medicamento em versão adesiva. Ele deve ser trocado após 24 horas de uso, e o local de aplicação deve ser diferente em cada aplicação para não gerar reações na pele.

Este adesivo está disponível em Bento Gonçalves?
Sim. A Rivastigmina é fornecida pelo Governo do Estado através de um processo administrativo, onde os pacientes devem atender aos critérios do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, e ser avaliado pelo médico perito da Secretaria Estadual de Saúde.