Adaptando seu gato com outro gato

2015-04-10_190211

A situação é mais complicada quando os animais já são adultos. Gatos filhotes, no entanto, geralmente se acostumam muito bem com cães e outros gatos. Primeiro de tudo, na hora de adaptar gato com gato, se o seu gato novo é um animal resgatado, ele precisa ficar separado do outro até que você consiga realizar os exames necessários, para saberse esse animal é portador de alguma doença infecciosa.
É necessário que eles fiquem separados inicialmente também para que comecem a se reconhecer pelo cheiro até que você consiga soltá-los juntos. Não faça tudo de uma vez, pois a adaptação pode demorar semanas a meses.
Pelos mesmos motivos, as rações e a areia para cada um devem ficar separadas. Não é um problema que um dos gatos seja macho e outro seja fêmea no processo de adaptação. Mas é necessário lembrar que é fortemente recomendado que os dois sejam castrados.
Em caso de briga, sem pânico! Para separá-los, é bem fácil: você deve colocar algo que impeça a visão um do outro, como uma toalha, por exemplo, para que assim eles não possam mais se atacar.
No entanto, esse problema só deve ocorrer se a adaptação não for feita de forma gradativa.