Ações da Parceiros Voluntários agregam qualidade de vida à comunidade

2015-04-10_190211

Diversas são as faces do conceito de bem-estar social – e a valorização da autoestima é um dos importantes instrumentos de promoção de qualidade de vida em sociedade. No mês de maio, duas ações especiais, realizadas pelos projetos da Parceiros Voluntários (ONG que, em Bento Gonçalves, é mantida pelo CIC-BG), mostram como pequenos gestos têm poder transformador.
A primeira delas ocorreu no dia 07 de maio, beneficiando meninos de 13 a 17 anos atendidos pelo projeto Curumim, mantido pelo 6º BCom de Bento Gonçalves. A atividade contou com o corte de cabelo dos mais de 30 jovens participantes. O barbeiro da Barbearia JB, Giovani Luis de Oliveira, foi o responsável pela execução da ação. “O projeto Curumim tenta reeducar os jovens perante a sociedade, oferecendo atividades que agregam na vida deles. Eu me sinto feliz por fazer parte disso, pois são muitas histórias que conhecemos e nos comovem”, explica. O corte de cabelo é realizado mensalmente. Os profissionais auxiliam sem qualquer custo para a entidade atendida. Participam jovens que estudam de manhã para a tarde realizarem diversas atividades e oficinais, como informática, inglês, modalidades esportivas e até mesmo um reforço escolar, quando necessário.
O Projeto Curumim foi fundado em 1996, por iniciativa do 6º Bcom, da Prefeitura de Bento Gonçalves, Associação Amigos da Criança, Comdica, Rotary e Conselho Tutelar. Tem o compromisso de receber adolescentes em situação de risco social por indicação do Conselho Tutelar, oferecendo atividades que estimulem seu crescimento na sociedade. O 6º BCom fica localizado no bairro São Roque. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3452-1633.

Dia de beleza é oferecido às mães de alunos do Ceacri Toquinha da Amizade
O propósito dos Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacris) de Bento Gonçalves é assegurar o desenvolvimento e proteção integral daqueles em situação de vulnerabilidade social. Esse compromisso com a qualidade dessas famílias envolveu, também, uma ação especial no Ceacri Toquinha da Amizade, no bairro Conceição: um dia de beleza para as mães ou responsáveis dos jovens atendidos pelo centro.
A iniciativa foi em alusão ao Dia das Mães e teve como apoiador a Parceiros Voluntários do município, por meio do programa Voluntário Pessoa Jurídica. “A proposta é sempre oferecer serviços diferenciados aos alunos. Atendendo as mães ou responsáveis por eles, beneficiamos os jovens também, pois todos se sentem incluídos nas ações e isso se torna muito gratificante para nós”, relata a coordenadora do Ceacri Toquinha da Amizade, Sílvia de Vargas Weirich.
A responsável por promover o dia de beleza foi a cabeleireira Iva Vivan, do salão Iva Espaço da Beleza. “A possibilidade de ajudar os outros nos oferece também uma forma de agradecer por tudo o que conquistamos”, comenta.