Açafrão-da-terra pode ter ação contra infecção generalizada

2015-04-10_190211

Resultados de estudos com animais em laboratório sugerem efeito de substância presente na especiaria contra a sepse
Mais conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma especiaria originária do continente asiático. Para além do uso culinário, ela já é adotada há milhares de anos na Índia como erva medicinal. Ao testar uma das substâncias da cúrcuma, a curcumina, pesquisadores das Faculdades de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) e de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP verificaram seu poder contra a sepse – infecção generalizada.
Vários estudos já descreviam as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e até anticancerígenas da curcumina. Agora, os cientistas conseguiram aumentar as taxas de sobrevivência em animais de laboratório com sepse utilizando uma solução à base da especiaria. Esses animais viveram 20% a mais que os demais, além de apresentar redução considerável nos níveis de citocinas pró-inflamatórias (moléculas do sistema imunológico que respondem a processos inflamatórios) no sangue.
No sistema imunológico, o óxido nítrico tem a função de combater a infecção, mas em alta produção – como a que acontece na sepse – pode ser prejudicial. Neste estudo, os pesquisadores observaram que a curcumina, ao contrário do que imaginavam, aumentou os níveis do óxido nítrico no plasma dos ratos. Assim, é necessária mais investigação in vivo quanto às doses de curcumina que promovem sua ação oxidante ou antioxidante.que