Abertas as inscrições para 130 vagas no IFRS

2015-04-10_190211

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abriu, nesta semana as inscrições para o processo seletivo de estudantes, com um total de 1.295 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em nove municípios do Rio Grande do Sul.
O campus de Bento Gonçalves estará ofertando, ao todo, 130 vagas em quatro cursos diferentes: Técnico em administração, Técnico em Hospedagem, Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Pedagogia. As provas serão aplicadas no dia 4 de junho e o início das aulas ocorrerá no segundo semestre de 2017.
As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio, pelo site ingresso.ifrs.edu.br ou nos campi, que disponibilizarão computadores conectados à internet para os candidatos.
A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os superiores. É possível solicitar isenção da taxa, no período de 3 a 19 de abril (informações no Edital 21/2017, disponível no Portal de Ingresso).

Enem e Sisu
Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS é utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”.
No caso de optar por “prova e nota do Enem” ou por “nota do Enem”, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2016). A primeira alternativa significa que o candidato fará a prova do Processo Seletivo próprio do IFRS, no dia 4 de junho, mas também tem a possibilidade de utilizar a nota do Enem, concorrendo nas duas modalidades. Se optar apenas por nota do Enem, o candidato não necessita realizar a prova no dia 4 de junho.
Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Cursos Ofertados em Bento Gonçalves:
Técnico em Administração – noite, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo Enem.
Técnico em Hospedagem – tarde, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo Enem.
Bacharelado em Agronomia – matutino e vespertino, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo SiSU.
Licenciatura em Pedagogia – noite, 20 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 20 vagas pelo SiSU.