Aberta temporada de pinhão: 24 receitas para você amar o inverno

2015-04-10_190211

O pinhão é aquela pequena semente da tradicional árvore Pinheiros, um dos símbolos do Natal em todo o mundo Ocidental. Apesar de ser uma simples semente, ela pode ser deliciosa se for muito bem preparada e temperada.
Você pode usar a semente para fazer saladas, aperitivos, lanches, pães e até bolos. Mas ela também pode ser utilizada como complemento de alimentos mais ricos, como pratos principais e acompanhamentos.

Manteiga e alho
Receita muito simples de ser feita e perfeita para servir como aperitivo em um encontro com os amigos. Você vai precisar apenas de cinco ingredientes e o preparo é bem rápido. Além da semente, o prato vai com sal, manteiga ou margarina, dentes de alho e salsinha para dar o sabor final.

Pão com pinhão
Um prato bem gostoso e relativamente simples de ser feito, desde que você consiga chegar no ponto correto da massa. Ideal para comer em um café da manhã bem completo. São poucos os ingredientes utilizados, o maior desafio é mesmo no preparo que precisa encontrar a textura correta.

Salada simples
A salada é uma das mais diversas possibilidades que você vai poder fazer com o uso dessa semente deliciosa e que vai deixar os seus pratos mais diferentes e saborosos. Essa, por exemplo, é bem simples, porque mistura apenas temperos junto com a iguaria dos Pinheiros.

Creme de pinhão, carne seca e cachaça
Os cremes e sopas são excelentes opções para usar essa semente. Essa receita, então, fica simplesmente fantástica, porque mistura o sabor do pinhão com a carne seca e com a cachaça.

Sopa com carne seca
Ouso da semente com a carne seca e a cachaça se repete nessa receita deliciosa para ser comida em dias frios, como um aperitivo acompanhado de um excelente vinho. Fica muito gostoso e é super fácil de ser feito. A família inteira vai adorar essa novidade incrível.

Pinhão a provençal
Outra receita muito simples e fácil de ser feita para você servir como aperitivo rápido. Vai precisar apenas de água, sal, azeite de oliva, cebolas e pimentão verde. Pode temperar com sal, pimenta do reino, manjericão e outras ervas da sua preferência.

Bolo de pinhão
Agora uma receita doce que usa essa semente e que fica perfeita para ser servida em um lanche da tarde com toda a família. Esse bolo é muito gostoso, todo mundo vai adorar, pode ter certeza disso. Ele vai com grappa, açúcar refinado, manteiga derretida, ovos e outros ingredientes tradicionais de bolo.

Salada de figos com queijo roquefort
Mais uma possibilidade de você fazer uma deliciosa salada com essa semente perfeita pra ser usada nesse tipo de prato. Agora ela vai com o maravilhoso queijo roquefort, figos, alface, rúcula, agrião e outras folhas verdes que você quiser colocar, além de um balsâmico cremoso para finalizar.

Creme de pinhão com bacon e alho poró
Os cremes são excelentes opções para fazer com o uso dessa semente e essa receita fica incrivelmente boa. Isso porque ela leva uma série de ingredientes muito saborosos, como o bacon e o alho poró.

Tortinha de pinhão
Essa tortinha é muito simples de ser feita, fica muito gostosa e pode ser servida nas mais diversas situações. Você pode fazê-la para um aperitivo, para um lanche da tarde especial e até mesmo para servir em algum tipo de evento, como aniversário, ou encontro de amigos na sua casa.

Sopa de pinhão com cream cheese
Claro que esta lista precisava de outra receita de sopa para que o seu menu ficasse mais completo e diverso. E essa é super especial, isso porque além de todo o sabor da semente, você vai ter a oportunidade de provar a cremosidade do cream cheese.

Almôndega
Agora chegou o momento de você surpreender no almoço com a família e fazer aquela comida simplesmente sensacional para todo mundo provar e aprovar as suas habilidades culinárias. Nada melhor do que começar com uma almôndega maravilhosa e bem simples de ser feita!

Carreteiro de pinhão
O arroz carreteiro é uma tradição da comida brasileira muito forte, principalmente no interior do país. Ao usar essa deliciosa semente, você torna a comida ainda mais típica e caseira. Fica muito gostoso, você e toda a sua família vão adorar!

Nhoque vegano
O nhoque é uma possibilidade muito gostosa e bastante utilizada para fazer com essa semente. Esse, por exemplo, é completamente vegano, ou seja, não usa nada de origem animal. Você vai precisar de ingredientes como o grão de bico, linhaça, farinha de amaranto e outros.

Filé de frango ao molho cremoso
Uma refeição completa para ser servida em um jantar daqueles bem especiais na sua casa. Além do filé de frango, a receita também leva suco de limão, creme de leite, cebola gratinada e noz moscada.

Farofa de pinhão com bacon e sálvia
A farofa é aquele prato ideal para usar com essa semente deliciosa. Ele combina perfeitamente com esse tipo de acompanhamento e você pode usar e abusar da criatividade para fazer um prato como esse que leva bacon e sálvia como ingredientes principais.

Arroz com pinhão
Mais uma possibilidade de fazer arroz com a semente, só que agora você vai aprender a fazer o arroz branco, do dia a dia mesmo, com o adicional saboroso dessa semente. É uma ideia perfeita para atualizar a sua cozinha!.

Ensopadinho de carne com pinhão
Ensopadinho bem simples de ser feito, muito gostoso, ideal para preparar naqueles dias mais frios, acompanhado de um bom vinho e excelentes conversas. É perfeito para saborear em casa, com uma boa companhia.

Estrogonofe com filé mignon
O bom de se fazer estrogonofe é que a receita é muito simples e você pode inventar ingredientes para deixar o prato mais gostoso do que ele já é. Com o pinhão ocorre exatamente isso, você vai fazer um estrogonofe de filé mignon normal e adicionar o poder dessa semente!

Canelone de berinjela com queijo
Claro que os amantes de massa não poderiam ficar órfãos em uma lista tão deliciosa como esta. Esse é um prato sensacional da cozinha italiana, o canelone, perfeito para você arrasar naquele jantar romântico e ganhar o coração e o estômago da pessoa amada.

Nhoque de mandioca ao molho
Outra opção de nhoque para você atualizar de vez o seu cardápio e mostrar que possui várias possibilidades dentro da sua cabeça para utilizar essa semente maravilhosa em composições gastronômicas diversas. Essa é feita com mandioca e fica uma delícia!

Risoto de pinhão
A mistura do arroz com o pinhão volta mais uma vez, só que agora na forma de risoto. Já deu para perceber que essa mistura é muito bem desejada pelo meio culinário, já que os dois ingredientes se harmonizam bem, quando bem temperados e cozinhados da maneira correta.

Estrogonofe de cogumelos
Se você é fã mesmo de estrogonofe, que tal experimentar outra forma de fazer esse clássico? Agora você vai misturar o sabor de cogumelos à carne e ao pinhão para deixar essa receita ainda mais gostosa!

Farofa simples
Mais uma possibilidade de fazer aquela deliciosa farinha com essa semente deliciosa! Vai precisar de ingredientes básicos, para temperar mesmo, nada de opções mirabolantes ou muito diferentes. Fica muito bom.
O pinhão é uma semente que pode até ser encontrada no Brasil, principalmente nos estados mais frios, do sul do país. O bom é que ela é um ingrediente muito versátil, que pode ser feito de diversas formas e em pratos bem diferentes!