Aberta campanha do TSE para mesários voluntários nas eleições municipais

2015-04-10_190211
Eleitores justificam a ausência na votação em posto montado em shopping de Brasília.

Após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, para não convocação de pessoas com mais de 60 anos para trabalho nas eleições, os cargos estarão abertos para voluntários.

As eleições municipais no RS serão marcadas por mudanças em 2020. Uma das novidades deste ano é que mesários com 60 anos ou mais não serão convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, em função de pertencerem ao grupo de risco do novo coronavírus. Esse grupo representou menos de 2% das pessoas participantes na última eleição.
Em contrapartida, desde a última sexta-feira (14), a campanha de chamamento do Tribunal Superior Eleitoral, para mesários voluntários, está circulando pelas plataformas digitais, além de rádio e TV.

Voluntariados precisam assinar termo
As pessoas que se voluntariarem, irão cobrir a parcela de idosos, após apresentarem termo declarando estarem cientes dos riscos da nova doença

Horário especial para idosos
Além disso, após a diminuição de 3,6 mil urnas eletrônicas no Estado, outras medidas como o não uso da biometria e o aumento de uma hora no tempo total de votação por dia, das 8h às 18h, exclusiva para pessoas idosas irem votar logo na abertura dos espaços, são estudadas pelo TSE como alternativas de segurança para os eleitores.