A tendência de móveis estilo retrô na decoração

2015-04-10_190211
Para manter a harmonia da sua decoração, escolha um móvel estampado para ser o destaque e fique atento em relação as demais cores de parede e outros móveis

Unanimidade no universo decorativo, o estilo retro tem se firmado como uma tendência capaz de trazer personalidade e despojamento aos ambientes.
Atente-se porém, que, embora semelhantes, as decorações retro e vintage têm diferenças. É considerado vintage toda peça com mais de 20 anos e que não tenha passado por alterações estruturais, além de estarem em perfeito estado de conservação. Já as peças retros são itens novos, porém seus modelos são baseados em décadas passadas.
A inspiração para as peças retros são as mais variadas possíveis e englobam as décadas de 20, 30, 50, 60 e até meados de 90. E o mais bacana, neste caso, é que você tem uma peça novinha, mas com a mesma modelagem de épocas passadas. Ou seja, você não precisará fazer nenhuma reforma ou restauração no seu móvel, além de ele ser, na maioria das vezes, mais acessível financeiramente do que as peças vintage. Por todos esses motivos é que a moda retro na decoração tem se tornado tão forte.

As cores
Antes de começar a montar a sua decoração com móveis estilo retro é importante pensar na palheta de cores que irá usar, pois elas ditam o estilo e são capazes de mexer com o nosso imaginário, dando mais vida a sua decoração.
Os móveis estilo retro possuem, em geral, um colorido acentuado, muitas vezes com o uso de tonalidades bem fortes como o amarelo e o vermelho, principalmente na década de 50.
Porém, elas não reinaram absolutas. Os tons pasteis também estão presentes em muitos móveis estilo retro, sendo esses mais presentes na década de 60.
As texturas e estampas também são marcas muito reconhecíveis dos móveis estilo retro das décadas de 60 e 70 e merecem um destaque especial. No geral, elas aparecem seguindo o estilo ousado de decoração da época e misturando-se com outras cores, gerando estampas únicas e muito reconhecidas como os tie-dyes, os geométricos, os psicodélicos, entre outros.
Para manter a harmonia da sua decoração, escolha um móvel estampado para ser o destaque e fique atento em relação as demais cores de parede e outros móveis.

 

Antes de começar a montar a sua decoração com móveis estilo retro é importante pensar na palheta de cores que irá usar
O colorido do móvel retrô muitas vezes remete a moda dos anos 1950