A temida bactéria do ovo pode combater câncer

2015-04-10_190211
Bactéria tem se mostrado capaz de estimular sistema imunológico, combatendo células cancerígenas

A salmonella é uma bactéria que causa intoxicações extremamente agressivas (mata mais de 380 pessoas por ano, só nos EUA). Muitas vezes presente em ovos mal cozidos, essa assustadora vilã agora surge como uma possível alternativa para a cura do câncer, a partir de dados presentes num estudo publicado na revista Science Translational Medicine.
Segundo a pesquisa, essa bactéria assustadora é capaz de fazer o sistema imunológico combater as células cancerígenas, por enquanto em ratos. Para tanto, foi criada uma versão modificada da salmonela em laboratório, para produzir uma proteína chamada flagelina B (FlaB).
Quando colocada no organismo dos roedores, ele “infectou” os tumores e irritou e posteriormente despertou o sistema imunológico das cobaias, iniciando um ptocesso de ataque aos tumores. O resultado? Em praticamente a metade dos ratos, os tumores regrediram, a ponto de tornarem-se indetectáveis.
Um dos autores do estudo, Haeg Rhee, afirma que a bactéria não contaminou os ratos, e que as estirpes bacterianas utilizadas são seguras. Mas mesmo com resultados otimistas, as pesquisas seguem, e é provável que muito em breve, o procedimento seja experimentado em humanos.
A partir daí, pode ser tratado com uma nova possibilidade de tratamento.