A saúde dos cães idosos: três alterações que merecem atenção

2015-04-10_190211
og:image

O cães idosos são uma parte essencial da família, por isso devemos dar a eles toda a atenção que merecem, para que o seu dia a dia seja o mais agradável possível

A maneira como um cachorro envelhece não é tão diferente da nossa. Quando se aproximam de uma idade avançada, a saúde dos cães idosos começa a passar por uma série de mudanças.Essas alterações no organismo dos animais podem fazer com que eles mudem muitos de seus hábitos, incluindo o seu temperamento.

Alterações físicas relevantes na saúde dos cães idosos
Conhecer as mudanças típicas que os nossos animais experimentam com o passar dos anos nos permitirá adaptar as caminhadas, a alimentação e os cuidados de que o cachorro precisa; tudo isso é pouco para retribuir o que eles fazem por nós…

Dores nas articulações
Até uma idade muito avançada, os cães apresentam uma vitalidade muito semelhante à que tinham quando eram mais jovens, pois a deterioração não é tão gradual quanto a nossa. Para os cães, esse momento chega mais tarde, porém chega de forma repentina e é possível notar a mudança com muita facilidade. Um dos problemas mais comuns em cães idosos é a artrose, uma patologia reumática que danifica a cartilagem das articulações. Ela causa dor nas articulações, rigidez e incapacidade de se mover com a mesma rapidez e leveza que antes. A artrose geralmente ocorre com maior frequência em cães com excesso de peso ou que passam muito tempo fazendo atividade física intensa, pois isso causa um maior desgaste das cápsulas articulares e faz com que haja atrito entre os ossos, resultando em uma dor desagradável. Você perceberá que o seu animal de estimação está sofrendo dessa doença porque ele terá dificuldade para acompanhar o ritmo de caminhada que mantinha antes; inclusive, ele não ficará mais tão ansioso para passear por causa da dor. Por outro lado, os movimentos também costumam mudar e você notará que ele caminha com as pernas mais rígidas e de uma maneira menos natural e fluida, o que também pode ser visto ao subir ou descer escadas. Ao contrário do que pode parecer, a melhor maneira de combater a dor é fazer exercícios de forma moderada para manter os músculos em forma, além de controlar o peso para que o animal não engorde.

Doenças cardíacas em cães idosos
Outro ponto fraco da saúde dos cães idosos é o coração, mais especificamente as válvulas cardíacas, a parte mais suscetível a alterações degenerativas. Isso faz com que a circulação sanguínea não seja tão eficaz quanto deveria, levando a problemas que podem se tornar graves. A passagem do sangue do átrio para o ventrículo não é totalmente eficaz se a válvula que os separa não cumprir a sua função, o que geralmente se manifesta com um leve sopro. Com o tempo, essa falha na válvula pode acabar levando o animal de estimação à insuficiência cardíaca, algo que pode ser fatal.

No início, um dos sintomas que o veterinário vai detectar é uma frequência cardíaca alta, o que significa que o coração está se adaptando a essa insuficiência da válvula e está aumentando a frequência cardíaca para combatê-la. Esses tipos de doenças em cães idosos são difíceis de detectar se você não for ao veterinário. Por isso, é aconselhável realizar exames de rotina quando o animal de estimação estiver em uma idade avançada.

Problemas dentários em cães idosos
Esta é uma das razões mais comuns pelas quais os cães idosos vão ao veterinário. Assim como acontece com as pessoas, os cães também sofrem de problemas dentários com a idade avançada. Portanto, devemos tomar medidas para tornar a sua vida diária menos dolorosa. O tipo de alimento que o animal recebeu ao longo de sua vida fará uma grande diferença na sua dentição quando a idade avançada chegar. Por exemplo, o excesso de comida úmida aumentará o tártaro acumulado e, a longo prazo, isso pode causar infecções que levam à perda dos dentes. Quando o excesso de tártaro e a placa aumentam, surge a periodontite, uma infecção grave nas gengivas. Por esse motivo, devemos cuidar dos dentes dos nossos animais de estimação desde jovens para amenizar os problemas futuros, além de fornecer uma dieta equilibrada e saudável para os dentes e gengivas, que promova a limpeza.