A partir de 2020, identificação de participantes do Enem ficará mais fácil

2015-04-10_190211
Aplicativo de Celular ENEM 2019

O Inep quer usar imagens para reconhecer os participantes da prova no ano que vem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou que a partir do ano que vem usará imagens para reconhecer os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com Alexandre Lopes, presidente do Inep, a ideia é que os estudantes forneçam sua foto na hora de fazer a inscrição e que a imagem seja usada para a verificação da identidade na hora da aplicação do teste.
Os estudantes atualmente tem que apresentar um documento oficial com foto, além de ser feita a coleta da digital dos participantes, Lopes afirma que a medida facilitará a identificação dos alunos já que: “Tem documento em que, às vezes, a foto não está boa, ou é antiga. Então, coletando a foto no ato da inscrição, a gente pode fazer a verificação da identidade dele [participante] de forma eletrônica.” disse Lopes.
Neste ano, o envio das imagens foi feita de forma optativa, o Inep não usará as imagens para identificação: as fotos enviadas servirão para testar os programas de identificação e de captação de imagem. A partir do ano que vem, a medida pode tornar-se obrigatória.
O Inep, através do presidente, afirmou que pretende expandir o uso de fotos para os demais exames aplicados pela autarquia e que, para isso, pedirá autorização dos participantes, sendo o uso das fotos restrito ao exame em questão.

Enem digital
A nova ferramenta facilitará também a identificação dos participantes na versão digital do Enem. “Com a aplicação do Enem digital, com a digitalização dos exames, a gente pode fazer a comparação da foto e coletar a digital eletronicamente, para não ter que ficar só sujando o dedinho do aluno”, afirmou Lopes.
De acordo com o Governo, há uma previsão que 2026 as versões impressas serão abandonadas, sendo em 2020 aplicado o Enem digital em fase piloto.
O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado anualmente pelo Inep para estudantes de todo o país.
O resultado do exame pode ser usado para o ingresso em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além do Enem, o Inep é responsável por exames como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).