A busca obsessiva pelo comer saudável

2015-04-10_190211

O aumento da busca por uma vida saudável, pela saúde e pelo corpo perfeito é constante em nossa sociedade, e essa busca leva a mudanças no estilo de vida, principalmente no padrão alimentar. Essa busca por uma alimentação saudável precisa ter um certo equilíbrio, para que não se torne algo muito rígido, já que o que deveria ser um promotor de saúde pode se transformar em um transtorno alimentar (TA).
Recentemente foi conceituado como ortorexia nervosa um comportamento obsessivo por comer saudável (do grego, orthos significa correto e orexis, apetite). A ortorexia é classificada pela obsessão por comer saudável, uma busca constante por alimentos biologicamente puros, levando a restrições alimentares severas. São indivíduos que buscam por alimentação saudável e exclusivamente pelo consumo de “alimentos politicamente corretos e saudáveis”. Sem nenhum aditivo, corantes, aromatizantes, conservantes, herbicidas ou alimentos com excesso de açúcar ou sódio e também pode envolver utensílios de cozinha, como usar somente cerâmica ou madeira. Essa busca ocorre em todo momento, não há exceções, e sim é considerada como regra por estes indivíduos, o que leva a vários prejuízos na socialização.
Na busca obsessiva pela saúde e por um corpo saudável, esses indivíduos têm como característica um certo desprezo pelos que não seguem os mesmos padrões de alimentação, o que leva a refeições solitárias, levando-os a evitar a socialização com outras pessoas, negar convites para almoços, jantares ou qualquer atividade que envolva a ingestão de alimentos fora do seu padrão alimentar.
Abaixo outras características desses indivíduos:
– Sensação de segurança, conforto e tranquilidade vinculada à alimentação orgânica, ecológica, funcional ou com certificado de salubridade.
– Desejo de melhorar a saúde, mesmo que à custa da perda de prazer na alimentação.
– A alimentação ocupa um lugar central na vida dessas pessoas, requerendo grande autocontrole para manter hábitos alimentares radicalmente diferentes da sua cultura.
– Ocorre principalmente em indivíduos de personalidade ordenada e perfeccionistas
– Se comer algo fora do seu padrão alimentar vem seguido por sentimento de culpa.
– Prefere ficar sem comer, a consumir alimentos que considera impuro ou perigoso à saúde.
– O que comer passa a dominar o cotidiano da pessoa (+ de 3 horas do dia dedicados ao planejamento, aquisição, preparo e consumo dos alimentos considerados saudáveis).
– Sensação de solidão e de insatisfação com a própria condição.
A ortorexia nervosa envolve um parâmetro incoerente: é preciso manter-se saudável, mesmo que o preço seja pago com a própria saúde.
Para manter uma vida saudável é necessário equilíbrio, flexibilidade e satisfação: você não deixará de ser saudável por comer pizza no sábado ou um doce no Domingo ou por faltar a academia 1 dia da semana.
Se essas características lhe parecem familiar, é importante buscar ajuda, pois você pode estar desenvolvendo um transtorno alimentar.