A influência da lua na agricultura

2015-04-10_190211

A influência da lua sobre as plantas é conhecida pelos agricultores desde a antiguidade, pois o sucesso das culturas depende da melhor altura para semear/plantar.
Em traços gerais, a influência da lua baseia-se em dois princípios: a diferença de luminosidade, segundo as fases da lua; e a força de gravidade e a atração que exerce sobre os líquidos (neste caso a seiva das plantas).
Durante o Quarto Minguante a seiva concentra-se na raiz. Devem-se plantar ou semear, todas as plantas cujo órgão comestível se desenvolve abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bolbos), isto porque a planta ao germinar força o enraizamento, como por exemplo cebolas, batatas, cenouras, rabanetes, beterrabas nabos… Diz-se que “nesta fase da lua as coisas que crescem da terra para fora minguam e as coisas que crescem de fora para dentro vigoram”. Esta fase é boa para cortar canas/bambus, madeiras para construção e cabos para ferramentas (especialmente no minguante do mês de janeiro). Devemos fazer a colheita das sementes, para guardar para o ano seguinte, quase na transição para a Lua Nova, assim como a apanha da batata, cebola, alho (para grelarem o mais tarde). Em geral, as árvores devem ser podadas no Quarto Minguante e nunca na Lua Nova ou Lua Cheia. Assim como a poda da vinha também deve ser feita no Minguante (“Vinha na Lua Nova podada, nem dá vinho nem dá nada”).
Na Lua Nova a seiva manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. As plantas têm baixa resistência às pragas, e diz-se que “ganham muita rama e não produz em nada” (ou os frutos são poucos e não se desenvolvem), sendo a sementeira ou o plantio muito desaconselhado. Caso se semeie ou plante, deve ser com vista ao aproveitamento das folhas sem que formem repolho (como couves, cebolinho, alface, espinafres).
Entre o Quarto Crescente e a Lua Cheia, devemos plantar ou semear tudo o que se desenvolve acima do solo (hortaliças e frutos). Nesta fase, a lua exerce uma influência muito boa sobre as plantas/agricultura, já que a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Podemos cultivar frutíferas, legumes ou cereais (tomates, pimentos, beringelas, feijões, favas, ervilhas, pepinos, melões, abóboras, milho, arroz entre outras culturas). Durante esta fase, deve ser feita a enxertia das espécies fruteiras que produzem flor temporã (pessegueiros, ameixeiras e amendoeiras). Ditados populares: “Se queres ser bom ervilheiro, semeia no crescente de janeiro”
Na Lua Cheia a seiva concentra-se na copa das plantas e nos brotos (ramos e folhas). Esta fase é boa para colheitas, pois os frutos ficam mais suculentos e para plantar flores. Devemos evitar as sementeiras e plantios. Caso não seja possível, podemos plantar repolho, couve-flor, alface, chicória, mas só no início da fase. Contudo, há ditados populares que dizem o seguinte: “Abóbora semeada na Lua Cheia, dá abóbora e meia”; “Batatas na Lua Cheia dá cova cheia”.
Não se devem realizar podas: “Pela Lua Cheia não cortes nem a tua nem a alheia”; “Em Lua Cheia, não cortes pau nem veia”.
Curiosidades: É milenar o conhecimento que os chineses detêm, por exemplo, sobre a lua e o corte do bambu e/ou madeira (a ser realizado entre o Quarto Minguante e a Lua Nova, quando o teor de seiva e humidade dentro dos troncos é menor); As fases da lua alteram-se rapidamente, trocando-se numa sequência de sete dias. Consta que não devemos fazer as podas no dia da troca/alteração da fase da lua, pois as plantas podem não “compreender” ao certo qual deverá ser o seu desenvolvimento; Mais informações acerca das influências da lua aqui;
Existe uma vertente, a Agricultura Biodinâmica, que revaloriza o conhecimento popular acerca da influência da lua e amplia-o, incorporando outros ritmos da lua e movimento dos planetas. O calendário biodinâmico foi elaborado pela pesquisadora Maria Thun e mostra os dias e horas certas para o cultivo de plantas comestíveis. Estas são divididas em quatro grupos: raízes, folhas, frutos e flores, cabendo-nos a nós optar tendo em conta a parte da planta que pretendemos que se desenvolva mais. Podemos consultar umcalendário online e aqui fica também um almanaque simples.