A importância de ter diversos chás em casa

2015-04-10_190211
Além de reaproveitar as cascas de ovos, você pode iniciar o plantio de plantas por esse método

Graças aos seus poderosos antioxidantes – os polifenóis – o chá traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental. Eles melhoram os níveis de concentração, energia e servem como estimulantes do bem estar geral. Podem ser usados como prevenção e tratamento de aterosclerose, que é uma formação de placas nocivas nas paredes das artérias e que pode levar a desobstrução completa, e na prevenção de diabetes. Eles ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, previnem contra o desenvolvimento de células cancerígenas, impedindo o fornecimento de sangue ao tumor. Contribuem para a diminuição do colesterol ruim, melhor o metabolismo, tem efeito anti-bacteriano, purificam o organismo eliminando toxinas e ajudam no combate a retenção de líquidos.
Separamos alguns chás que são importantes ter em casa, mesmo que comprados, e alguns para plantar.
Chá preto: Ideal para quem não gosta ou não pode tomar café. É um chá com cafeína o suficiente para acordar e ajudar na concentração, sem hiper-estimular o coração.
Chá verde: Ajuda no bom funcionamento do metabolismo, o que também é ótimo para controlar o colesterol.
Canela: Além do cheirinho especial de Natal, o chá de canela também dá uma energia e melhora a circulação do sangue, ajudando a regular a glicose.
Casca de cebola: Melhor golpe contra a gripe. Ajuda no processo digestivo, é expectorante e anti-inflamatória.
Camomila: Popularmente, costuma ser o mais indicado como calmante. Ajuda especialmente naqueles piores dias de insônia, enxaqueca e/ou TPM.

Para ter em casa
Capim-limão: Tem ações calmantes, analgésicas e digestivas. Também é gostoso para tomar gelado.
Melissa ou erva cidreira: É um excelente calmante, ajuda a aliviar gases e também atua bem no processo digestivo.
Alecrim: É um chá desintoxicante, anti-inflamatório e digestivo.
Boldo: Para aquela pior sensação de mal-estar ou dor de estômago.
Hortelã: Assim como o alecrim, é um senhor chá para ajudar a acalmar o estômago, mas um tanto mais leve.

Vasos de planta feitos com cascas de ovo
Uma ideia simples e genial, reaproveitando coisas que iriam para o lixo. O resultado dessa experiência é um vaso para pequenas plantas feito com casca de ovo. Além do visual simpático, o recipiente ainda é 100% eco. Todos os elementos são biodegradáveis e podem virar adubo orgânico no futuro.

Materiais
Cascas de ovos;
Embalagens de ovos;
Adubo ou terra;
Uma colher ou pá de jardinagem;
Agulha, alfinete, ou qualquer outro objeto longo e pontiagudo;
Faca;
Sementes.

Como preparar as cascas de ovo
Quebre apenas a parte de cima do ovo, é possível quebrar corretamente com a ponta de uma faca ou batendo a pontinha em uma borda dura
Esvazie o ovo com o que você vai cozinhar para aproveitar a casca.
Limpe todo o ovo, tanto dentro quanto fora. Se você tiver algum receio de problemas com bactérias, como a salmonela, ferva as cascas em uma panela de água por alguns minutos.
Pegue a casca de ovo vazia e faça um furo na parte oposta à abertura feita anteriormente. Deve ser um orifício pequeno, feito com a agulha ou outro material perfurante. É por aí que a água irá escorrer, impedindo que sua plantinha se afogue. Basta um orifício, mais de um poderá fazer com que a casca do ovo se quebre.
Com uma colher, adicione a terra ou adubo na casca do ovo. Se o solo estiver muito seco, borrife um pouco de água enquanto você enche o a casca de ovo.
Pense bem no que você irá cultivar. Leve em consideração os cuidados que cada planta precisa, como a quantidade de sol que ela terá disponível ao longo do dia. Com isso decidido, plante de acordo com as indicações da embalagem.
Se você quiser ver a evolução da plantinha e está sem muita paciência para esperar o tempo de germinação de algumas mudas, tente espécies como o feijão. Sabe aquela experiência do feijãozinho com algodão que todo mundo fez na escola? É só substituir o algodão pela casca do ovo.
Agora basta acompanhar o crescimento da sua plantinha. Coloque em uma caixa de ovos para que a base seja a ideal para garantir a drenagem dos vasinhos.
Quando a plantinha crescer e o vaso se tornar pequeno para ela, você pode transferir tudo para um vaso maior ou para o chão do jardim.