A importância de manter o vermífugo do seu pet em dia

2015-04-10_190211
Vermifugar seu pet é importante tanto para a saúde dele quanto para a sua

Vermifugar os pets é essencial para manter a saúde deles, evitando problemas como toxocaríase, giardíase, ascaridíase e ancilostomose, entre outras que causam complicações intestinais e se não forem tratadas podem desencadear sintomas com anemias e até hemorragias. A quantidade de vezes que se deve vermifugar os animais, dá-se pelo risco de exposição dele. Alguns têm mais contato com outros animais e as chances de contaminação são maiores do que os animais que vivem dentro de casa. Os principais vermífugos são administrados por via oral e são apresentados em comprimidos, suspensões líquidas ou vermífugos aplicados com pipetas diretamente na pele do animal. Existem vermífugos chamados de amplo espectro, que matam as diferentes formas de parasitas intestinais, e outros específicos para formas únicas, como as tênias, por exemplo.
O mercado de vermífugos dá diversas opções, mas aconselhamos que entre em contato com o veterinário da sua confiança para verificar qual vermífugo se encaixa com a saúde do seu pet, e qual vai garantir eficácia após a administração.
A forma que ocorre a contaminação, geralmente é pela ingestão ou contato direto da pele animal com ovos de larvas que são depositados pelas fezes no meio ambiente. Cachorros tendem a ter um risco maior de contaminação devido ao fato de lamberem quase tudo que veem pela frente.
Os vermes na vida real sugam sangue e alimentam-se do que o pet ingere.
Recomenda-se manter o ambiente sempre limpo e higienizado e o pet vacinado, para garantir uma vida saudável ao seu bichinho. Em caso de dúvidas, sempre procurar o médico veterinário antes de administrar qualquer medicamento ao seu pet.
A primeira dose de vermífugo deve ser dada ao animal quando ele ainda é filhote, por volta dos seus 30 dias de vida. Repetindo a dose 15 dias depois. A dose deve ser repetida de 2 a 3 vezes por ano, ou de acordo com orientação do médico veterinário de sua confiança. Para que o tratamento seja efetivo, é importante vermifugar todos os animais da casa na mesma data. Animais adultos também devem ser regularmente tratados.
Alguns problemas que os parasitas de pets trazem são: perda de peso, menor aproveitamento dos nutrientes, vômitos e diarreias, aumento e dor abdominal. E as vezes eles nem apresentam esses sintomas mas estão infectados. A vermifugação é importante não só para a saúde do seu pet, como para a saúde de toda a família, pois auxilia na prevenção e transmissão de infecções de origem parasitária que podem ser transmitidos para os humanos.