A importância da minhoca para a saúde do solo

2015-04-10_190211

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Assim como a maioria dos anelídeos, as minhocas vivem em ambientes úmidos, preferencialmente em terra úmida.
Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.
Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes.
As minhocas funcionam como verdadeiros “arados naturais”. Por isso, solo com muitas minhocas sinaliza solo fértil.
Por possuirem os dois sexos (masculino e feminino), as minhocas são hermafroditas. Mas, para que se reproduzam, é necessário que duas delas realizem uma dupla fecundação, e formem, com isso, um casulo cheio de ovos, de onde nascerão pequenas minhocas.

Melhor adubo que existe
Além de se alimentarem de matéria orgânica e formarem a famosa pastinha conhecida como húmus, elas acabam arejando o solo, levando ar para a superfície e criando túneis subterrâneos que mantêm o solo úmido e arejado.

Por que são importantes para as plantas?
O movimento das minhocas debaixo da terra é constante. Com isso, elas fazem com que a terra que está por baixo suba e vice-versa. Fazendo isso, elas formam túneis de ar subterrâneos que deixam o solo mais aerado e nutrido, além de melhorar a circulação de água também.
A nutrição do solo e, consequentemente das plantas, ocorre devido ao húmus que as minhocas produzem quando evacuam. Ao ingerirem matéria orgânica, elas transformam o que sobra em nutrientes e devolvem para a terra. Esse húmus é o melhor adubo para as plantas, pois também age como uma esponja para reter água.
Essa combinação de solo aerado com o húmus produz um solo ideal para o crescimento de organismos, aumentando a fertilidade e facilitando o cultivo das plantas. Além disso, as minhocas arrastam os alimentos para as galerias, limpando o solo de folhas e galhos mortos. Dessa forma as raízes das plantas crescem facilmente.