A era do cabo esta chegando ao fim

2015-04-10_190211

Uma nova tecnologia de recarga de smartphones foi desenvolvida pela startup uBeam e promete acabar com um dos grandes inconvenientes das atuais formas de carregamento sem fio: a distância entre o celular e o carregador. Em uma demonstração recente, a empresa apresentou um protótipo que recarrega qualquer dispositivo via ondas ultrassônicas – e funciona de verdade, sem necessidade de colocar o celular imediatamente acima do carregador wireless, como acontece atualmente, por exemplo, com o Galaxy S7 Edge e o Wireless Charger Pad da Samsung.
O teste foi realizado na quinta-feira, 2, durante o Upfront Summit, em Las Vegas, pela CEO da desenvolvedora, Meredith Perry. A versão comercial do produto, no entanto, ainda não tem data certa para começar a ser vendida.
A apresentação envolveu uma grande caixa branca, que seria o carregador sem fio. Perry aproximou o que parece ser um smartphone com Android do dispositivo, que entrou em modo de recarga imediatamente. A ideia é que, no futuro, os consumidores possam adquirir o produto em forma de satélite circular, com tamanho bem menor do que o exibido durante os testes.
Esta foi a primeira apresentação que a empresa fez em público do gadget de recarga. A uBeam, até agora, não explicou uma série de questões técnicas sobre como a tecnologia de recarga funciona, gerando dúvidas sobre como e quando o produto irá chegar ao mercado.
A expectativa da empresa é de que o equipamento seja instalado, no futuro, em casas, empresas, aeroportos, aeronaves e qualquer outro ambiente em que as pessoas possam se reunir para recarregar o celular. Há quem já chame o gadget de roteador de energia elétrica.