A árvore de Páscoa, uma linda tradição nórdica

2015-04-10_190211

Entre as tradições mais seculares da tradição do norte da Europa, a árvore de Páscoa é uma das decorações mais originais para o festival da primavera. Apesar de ter nascido da antiga tradição alemã, a árvore de Páscoa já há alguns anos também entra nas vitrines das grandes lojas de outros países ocidentais.
Aqui estão suas origens, seu significado e por que você deve ter uma em sua casa também!
Nascida da tradição alemã, a árvore pascal também é chamada de “árvore da vida”, porque representa a ressurreição de Jesus e o renascimento do homem; respeito ao simbolismo puramente pagão das decorações de Natal, a tradição do norte da Europa da árvore de Páscoa tem um valor muito religioso.
E é precisamente a Bíblia que revela seu uso pela primeira vez em uma passagem significativa do Gênesis: “O Senhor Deus fez a árvore da vida brotar no meio do jardim”.
Se você seguir a tradição teutônica ao pé da letra, a perfeita árvore de Páscoa é composta de galhos de cerejeira, pessegueiro ou alperce, aos quais podem ser adicionados como decoração alguns galhos de ramos de oliveira (a serem adquiridos, segundo a tradição cristã, na ocasião do Domingo de Ramos) e várias decorações inspiradas na primavera: pardais, pombos, robins, joaninhas, ovos coloridos e rosetas estão entre as decorações mais comuns para colocar na árvore de Páscoa.