8 benefícios do suco de abóbora

2015-04-10_190211

1. Fonte de nutrientes
A abóbora serve como fonte de diversos nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do organismo humano, como carboidratos, potássio, cobre, manganês, ferro, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9 vitamina C, vitamina E e vitamina K.

2. Saúde da visão
A coloração laranja brilhante da abóbora é creditada ao seu teor de betacaroteno, uma substância que é convertida em vitamina A no organismo. A vitamina é fundamental para a visão porque auxilia a retina a absorver e processar a luz. O fruto também é composto de antioxidantes chamados de luteína e zeaxantina. Acredita-se que os dois ajudem a prevenir a catarata e possam desacelerar o processo de degeneração macular.

3. Saúde da pele
O betacaroteno presente na abóbora pode contribuir com a proteção contra os raios ultravioletas (UV) causadores de rugas. Além disso, o alimento é fonte de vitamina C, um nutriente importante para a produção de colágeno, substância que atua na formação da pele. A vitamina C presente no suco de abóbora também é necessária para o processo de cura de feridas.

4. Diabetes
Um estudo feito mostrou que a abóbora possui substâncias chamadas trigonelina e ácido nicotínico, que podem melhorar a resistência à insulina (que pode ser um sinal da diabetes do tipo 2) e desacelerar a progressão da diabetes. Outra pesquisa de laboratório indicou que o fruto possui alguns tipos de polifenóis que podem auxiliar a diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
Se você já foi diagnosticado com a diabetes, vale a pena conversar com o seu médico a respeito de como a abóbora e o suco de abóbora podem ser incluídos na sua dieta e se eles realmente podem contribuir em relação ao seu quadro.

5. Colesterol
Pode ser útil tomar o suco de abóbora para colesterol porque a bebida possui substâncias como a pectina e os fitoesteróis, que são conhecidos por contribuírem com a diminuição do colesterol ruim.

6. Efeito laxativo
O suco de abóbora fornece um efeito laxativo ao organismo, algo que pode ser útil para pessoas que sofrem com a prisão de ventre e têm dificuldade de evacuar.

7. Fonte de vitamina C
Além dos benefícios em relação à saúde da pele que já apresentamos acima, a vitamina C também é importante para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo e para a absorção do ferro. O colágeno que o nutriente ajuda a produzir não atua somente na formação da pele – ele também trabalha para formar a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos. Além disso, a vitamina C é necessária para a reparação e manutenção de dentes e ossos.

8. Efeito antioxidante
A vitamina C, a vitamina E e o betacaroteno – todos presentes na composição da fruto e do suco de abóbora – são dotados de ação antioxidante.
Isso é importante para combater os radicais livres, compostos maléficos que danificam o DNA e, cujo acúmulo pode contribui com o processo de envelhecimento e com doenças como câncer, doença no coração e artrite.

Receita de suco de casca de abóbora
Ingredientes
100 g de casca de abóbora (pode ser qualquer abóbora com exceção da moranga); Água; Mel, açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo
Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater bem e servir-se imediatamente.
Atenção: é importante tomar o suco de abóbora natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficácia. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.