7 bebidas que prejudicam a estética dos dentes

2015-04-10_190211

Não só a estética, mas a saúde bucal fica comprometida

Algumas bebidas consumidas no dia a dia podem ser prejudiciais à saúde bucal. Além de causarem problemas que podem gerar desconfortos, elas podem prejudicar a estética da boca, influenciando no escurecimento e no aparecimento de manchas no esmalte dentário.

1. Café

Por ser uma bebida ácida, o café pode agredir o esmalte dos dentes, deixando-os mais sensíveis e aumentando a absorção de pigmentos. Além disso, a bebida pode influenciar no escurecimento e no aparecimento de manchas nos dentes.

2. Refrigerante

Além de ácidos, os refrigerantes costumam ter muito açúcar. Essa combinação colabora com o processo de desmineralização dos dentes e aumenta o risco de formação de cáries

3. Sucos de frutas

Os sucos de frutas ácidas, como limão, abacaxi e laranja, também podem fazer mal aos dentes, enfraquecendo e desmineralizando o esmalte. Além disso, é preciso ficar atento à coloração dos ingredientes. Alimentos com tons fortes, como framboesa e uva, podem influenciar no aparecimento de manchas.

4. Vinho

Consumir vinho em excesso pode prejudicar a saúde bucal. Isso porque as bebidas (tanto os rótulos tintos como os brancos) contam com substâncias como tanino e altos níveis de acidez, que podem enfraquecer os dentes e mudar a coloração natural do esmalte

5. Energéticos

Assim como os refrigerantes, muitos energéticos disponíveis no mercado são ácidos e capazes de corroer o esmalte dos dentes. O processo deixa a boca mais suscetível a problemas como cáries e sensibilidade.

6. Chá

Quem gosta de tomar chá precisa escovar os dentes após consumir a bebida. Caso contrário, suas propriedades ácidas podem desencadear manchas e erosões no esmalte dentário.

7. Bebidas alcóolicas em geral

Bebidas alcoólicas, como cervejas e cachaças, podem comprometer a o esmalte dos dentes e aumentar a proliferação das bactérias causadoras das cáries. Além disso, o consumo excessivo de álcool é muito associado ao desenvolvimento de câncer bucal.