65% dos brasileiros se preocupam com o impacto da ascensão tecnológica em suas profissões

2015-04-10_190211

Uma pesquisa feita através de uma parceria entre o Boston Consulting Group e o The Network apontou que 65% dos profissionais brasileiros entrevistados estão preocupados com a ascensão tecnológica no que se refere a automação, inteligência artificial, robótica e de que forma elas irão interferir em suas carreiras e profissões no futuro. Os mais de 366 mil entrevistados de 197 países, com idades a partir de 20 anos, traçaram um parâmetro global e apontam a boa comunicação, adaptação e liderança como as principais qualidades para as carreiras no futuro.

De acordo com os pesquisadores o Brasil foi líder em “pensamento preocupado”, ficando bem acima da média global registrada em 49, com isso há também um reflexo na possível mudança de carreira, 75% dos entrevistados afirmaram estar pré-disposto a mudar. Ainda em relação a pesquisa, cerca de 74% dos brasileiros entrevistados estão se atualizando e capacitando para atender as essas novas demandas, já que podem acontecer possíveis impactos da tecnologia e da globalização em suas carreiras.

Os resultados apontam que os profissionais mais propensos a mudar de área trabalham atualmente com: Vendas (75%), Administração (73%) e Serviços (73%). Os menos propensos atuam nos setores: Ciência (59%), TI (59%) e Jurídico (58%). Observou-se também que quanto maior o nível de escolaridade menor é o interesse e disponibilidade em mudar de profissão.