5 tendências de decoração para você apostar em 2020

2015-04-10_190211
og:image

Se a sua casa está em constante evolução, aqui estão algumas tendências de decoração para você apostar sem medo. E, já que o assunto é sustentabilidade, a nossa primeira tendência fala justamente sobre isso.

Elementos naturais e sustentáveis

O mood nature, presente em projetos mais rústicos, ganha força em 2020 e potencializa ainda mais o uso dos materiais naturais de maneira sustentável. A madeira certificada, o bambu, as pedras e as fibras naturais – como o linho, a palha, a juta e o sisal – remetem à natureza e criam uma atmosfera acolhedora na decoração. As cores que se aproximam dessa proposta também são bem-vindas. Aposte na paleta dos tons terrosos – verde, bege, amarelo e off white – para trazer tranquilidade aos espaços. Dica: utilize os materiais naturais em móveis, cortinas, tapetes, almofadas, molduras e vasos. Outra alternativa é apostar nos acabamentos de piso e parede.

Ambientes monocromáticos

Em 2020 uma das principais tendências de decoração é criar ambientes monocromáticos. Aqui, vale a brincadeira do ton sur ton, ou seja, utilizar a mesma cor em diferentes tonalidades. O resultado fica por conta de uma elegante sensação de continuidade. É possível utilizar o verde, por exemplo, em uma das paredes e investir em um sofá do mesmo tom. Se desejar ousar de maneira assertiva, dê uma folga ao branco, tão utilizado nas cozinhas, e invista nas cores intensas e imponentes para este ambiente – o sucesso está garantido! Descubra a cor que mais reflete a personalidade do local e brinque com as suas variações. As cores frias são ideais para criar ambientes sóbrios; já as composições com cores quentes, tendem a tornar os espaços mais vibrantes.
Dica: mudar as cores das paredes é um das formas mais práticas e econômicas de repaginar a decoração. Esse tipo de transformação dá um up no local em um “pintar de olhos”.

Acabamentos metalizados

Os metais estarão em todos os lugares em 2020 e não somente na decoração industrial. O ferro, o cobre, a prata e o ouro podem ser encontrados em diferentes tonalidades na sua forma in natura e utilizados na decoração, porém, devido ao alto custo de alguns metais, soluções semelhantes são encontradas no mercado por um valor mais acessível. O ferro é um dos metais mais versáteis, é possível encontrá-lo com diferentes acabamentos e formatos. É resistente, elegante e opção perfeita para quem busca adicionar metal na decoração. Para quem gosta do tom acobreado, uma opção econômica de incorporar a tendência, é buscar por produtos produzidos em aço com o famoso acabamento rose gold.  Dica: adicione os metais – ou traços metálicos – em mesas, cadeiras, nichos, prateleiras e objetos decorativos. Para 2020, a ideia é fazer um mix and match de de maneira harmoniosa.

Estampas gráficas e geométricas

Algumas tendências de decoração são populares há anos e não aparecem somente em uma temporada. As estampas gráficas ou geométricas são prova disso, elas continuam sendo protagonistas em 2020. A diferença, agora, é que o design surge mais pontual, expressivo e disruptivo. A promessa não é somente repetir o que já está em uso, mas, sim, explorar formas arrojadas, maxi padrões e desenhos abstratos compostos por linhas e blocos de cores. Escolha uma área da sua casa onde deseja que o padrão geométrico faça uma afirmação ousada e adicione identidade ao espaço. Vale apostar no tradicional P&B, como também no irreverente grafismo colorido – perfeito para adicionar um toque fun. Dica: tapetes, roupas de cama, tela com pinturas, obras de arte e objetos decorativos elevam com irreverência a decoração. Os papéis de parede são ótimos aliados para os amantes da mudança prática rápida.

Toque aveludado

O que seria da decoração se não existissem as texturas? São elas que acrescentam charme e identidade aos detalhes e mostram que não é preciso temer certas tendências que, aparentemente, parecem polêmicas e ultrapassadas. O tecido, que já foi muito utilizado em décadas passadas, traz um ar elegante, nostálgico e clássico aos espaços. Hoje, já é possível desmistificar as opções de uso e adicionar o veludo em cenários modernos e atuais. Se você deseja uma decoração sofisticada, mescle o veludo com a quarta tendência deste post: os metais. A mistura, mais do que interessante, equilibra de maneira contemporânea o perfume vintage do veludo. Dica: fuja das cortinas! A palavra de ordem é usar o veludo de maneira pontual. Aposte nas cabeceiras de cama, nos pufes com bases metalizadas, nos sofás com cores vibrantes e nos revestimentos de objetos decorativos.