5 sentidos do bebê: entenda o desenvolvimento e saiba dicas de estímulos

2015-04-10_190211

O tato aparece primeiro. Na 5ª ou 6ª semana de gestação, o feto já sente o contato com o líquido amniótico nas regiões dos lábios e do nariz e, com 12 semanas, pelo corpo todo.

Desde o nascimento, o bebê já começa a receber estímulos para os cinco sentidos. São barulhos na sala de parto, luzes na direção dele, cheiros diferentes e o toque da mãe pela primeira vez. O contato com o mundo exterior é o início de uma fase de infinitas descobertas ao longo da vida.
Durante o crescimento da criança, os órgãos se desenvolvem e passam a funcionar juntos para que as experiências de sensações sejam completas. Alguns já começam a se formar dentro do útero da mãe. Por isso, vamos explicar um pouco sobre como cada um dos cinco sentidos floresce nos primeiros meses de vida do seu filho e como você pode incentivá-los a funcionar melhor.
As experiências de tocar e ser tocado são importantes, não só para desenvolver as habilidades táteis e motoras, mas também pelo bem-estar emocional. Pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que o cérebro de crianças cujas mães demonstraram alto nível de afeto, apresentaram maior crescimento do hipocampo, área ligada à memória e ao aprendizado, do que as que recebiam menos afeto. Dar colo, amamentar e abraçar são momentos em que o tato é estimulado.

#Dicas – Ao massagear seu filho, use materiais como uma pena ou tecido de seda para que ele sinta outras texturas na pele.

Pés no chão: Andar descalço e em pisos irregulares com texturas e densidades diferentes (grama, areia, terra, cimento) permite o desenvolvimento dos músculos dos pés e uma maior percepção sensorial. Resultado? Uma marcha mais natural, com mais equilíbrio e segurança. Portanto, tirando aqueles dias frios, esqueça os calçados, as meias antiderrapantes e deixe os pezinhos do seu filho de fora!

Cheirinho de bebê

A formação do sistema olfativo se dá na 28ª semana da gravidez. O odor do útero é o primeiro que ele reconhece. Depois vem o cheirinho da mamãe, do papai e do ambiente. No início, o sistema respiratório ainda está aprendendo a reconhecer esses novos cheiros. Cuidado com fragrâncias fortes para não causar irritações. Para estimular o olfato, deixe a criança sentir o aroma da comida sendo preparada, coloque-a para brincar na grama e sentir o odor da terra e use cheirinhos diferentes no banho.

#Dica – Que tal brincar com uma “chuva cheirosa”? Coloque diferentes tipos de chá (camomila, erva-doce, erva-cidreira, hortelã) em frascos borrifadores e espirre.

A visão

A visão é o último sentido a ser desenvolvido e, ainda ao nascer, os bebês não enxergam bem. Eles veem tudo um pouco embaçado, mas já suficiente para que aprendam características fundamentais do mundo, como o rosto de pessoas próximas e o seio da mãe. Por volta de 1 mês, conseguem enxergar a uma distância de cerca de 30 cm, aos 3 já focam de um lado para o outro e, aos 6 meses, fixam melhor o olhar. Com 1 ano já distinguem as cores e, aos 18 meses, têm a visão próxima a de um adulto. Você consegue estimular a visão do bebê com papeis e brinquedos de cores contrastantes.

#Dica – Nos primeiros meses, quando o bebê ainda não enxerga bem, crie um móbile de papel com cores como preto, branco e vermelho.

Que som é esse?

A audição é o segundo sentido a aparecer. A partir do terceiro mês de gestação, o feto consegue ouvir o coração da mãe, sua voz, sons e músicas do ambiente externo. Ao nascer, ele já ouve perfeitamente, mas não sabe identificar todos os tipos de som. É por isso que ele chora com determinados ruídos, se assusta com barulhos e se conforta com sons suaves. Com o tempo (por volta dos 4 meses), já presta atenção e se vira ao reconhecer a fala da mãe. Depois, passa a emitir barulhinhos e começa a interagir. A audição é importante para estimular funções cerebrais como a linguagem, a emoção e outras habilidades cognitivas. E não ache que o bebê não entende. Converse sempre com ele, dizendo as ações que vai fazer como, por exemplo, trocar a fralda, dar banho e colocá-lo para dormir no berço. Além disso, ouvir músicas de diferentes ritmos e arranjos, cantar e deixar que ele ouça os barulhos da rotina da casa, como telefone, latido, televisão ou aspirador de pó, também estimula esse sentido.

#Dica – Permita que o bebê faça muito barulho com os brinquedos ou, por exemplo, tampas de panelas ou de potes plásticos que, aliás, eles adoram. Só não esqueça de também deixá-lo de vez em quando no silêncio, para que perceba a diferença da ausência de sons.
Sabores

O paladar se desenvolve no terceiro trimestre da gravidez, quando o bebê começa a sentir “sabores” por meio do líquido amniótico. Ao nascer, já é capaz de distinguir o doce, acredita? Mas é por volta dos 6 meses que esse sentido fica mais refinado, devido as papinhas doces e salgadas.
Para estimular o paladar, ofereça à criança comida temperada – nunca abuse do sal, mas aproveite dos temperos naturais.

#Dica – Prepare os
alimentos em diversas
texturas e deixe a criança experimentar segurando com as mãos.

Já pro banho

Perceber o líquido e sua temperatura na pele, ouvir o barulho ao bater as mãos na água, sentir o cheiro do sabonete, provar a água que vai à boca… O banho é uma experiência sensorial completa. Além disso, quando o bebê já consegue agarrar objetos, oferecer brinquedos nesse momento pode ser para lá de estimulante.

Brinque com o bebê

Todo mundo sabe que brincar é algo muito importante para os bebês. Não só para eles se divertirem, mas também para ajudar no seu desenvolvimento. E brincar com os pais é ainda melhor, pois promove a interação da família, faz você conhecer melhor o seu filho e o ajuda a se sentir mais seguro e amado

Cante

O bebê vai adorar ouvir sua voz e vai entender que a música é outra forma de comunicação. Relembre as cantigas de roda que sua mãe cantava para você na infância e suas atuais músicas preferidas. Vale tudo desde que você o faça com prazer.

Faça caretas

Bebês adoram olhar rostos e vai adorar ver sua boca, seus olhos e suas mãos em movimentos diferentes. Mesmo que ele não demonstre grandes reações, como dar risadas, ficará entretido tentando entender.

Explorar

Use os brinquedos para várias atividades: mexa em diferentes direções para a criança seguir com o olhar. Estimule o bebê a explorar o brinquedo. Mostre como ele funciona e, aos poucos, a criança vai tentar imitar.