5 inseticidas naturais para controlar pragas

2015-04-10_190211

Saiba como afastar insetos incômodos com dicas práticas e inseticidas caseiros

Muitas vezes, os insetos podem ser transmissores de diversas doenças que podem levar à morte. Por isso, é importante que você saiba como afastá-los de modo natural, sem necessitar recorrer a agentes químicos pesados. Por isso, proteja sua família com esses inseticidas naturais e métodos simples para a prevenção desses seres.

1. Vinagre de maçã
As moscas são atraídas pelo cheiro do vinagre, assim como outros insetos, como mosquitos machos que confundem esse cheiro de maçã com o néctar de alguma flor. Desse modo, essa opção entre os inseticidas naturais diminui o índice de reprodução de alguns mosquitos e consegue eliminar moscas do ambiente de sua casa.

Ingredientes
Coloque o vinagre no fogo para aquecer; Transfira o vinagre para o pote de vidro; Agora ponha a parte estreita do funil dentro do pote; Seu inseticida está pronto! Agora coloque-o no local onde as moscas mosquitos costumam estar, e aguarde que eles entrem para o frasco pelo buraco do funil. Vão ficar presos lá dentro, pois não conseguem sair por onde entraram.

2. Limão assado
Você verá que o limão assado irá libertar aquele aroma super agradável que vai perfumar sua casa e ainda por cima afastar alguns insetos. As moscas odeiam o cheiro do limão e vão ficar longe dos alimentos. Além delas, as baratas também não gostam, o que faz esse método um bom combate para esses insetos.

3. Leite e pimenta
Já jogou fora alguma comida por conta de uma barata que pousou ou por estar cheia de formigas? Não se preocupem pois o leite com pimenta resolve! Essa é uma receita bem simples para se livrar das moscas, baratas e formigas. Logo, esse inseticida é perfeito para eliminar insetos bastante comuns no dia a dia que influenciam diretamente até na qualidade da comida, tornando-as com impurezas.

Ingredientes
Leite: ½ litro; Açúcar: ¼ de xícara (chá); Pimenta: 4 colheres (sopa).

Modo de preparo
Coloque o leite no fogo com o açúcar e a pimenta; Deixe cerca de 15 minutos; Divida a solução que preparou em vários pratos rasos e coloque-os onde esses insetos costumam aparecer com mais frequência.

4. Extrato de nim
Conforme a Embrapa, o principal componente ativo do nim como inseticida é a azadiractina-A que atua como repelente e antialimentar nos insetos e interfere nos hormônios reguladores do crescimento, metamorfose e reprodução.
Essa planta indiana é excelente para o combate de mosquitos e lagartas que estragam as plantas do seu jardim.

Ingredientes
Água: ½ litro; Folhas de nim: 50 gramas; Álcool: 30 ml.

Modo de preparo
Bata as folhas do nim com água no liquidificador durante 3 minutos;  Coe e bata o resto das folhas durante 3 minutos; Coe novamente e adicione o álcool; Por fim, bata por mais 1 minuto.

5. Extrato de alho com cebola
Esse extrato concentrado é um excelente repelente e mata mosquitos, moscas, formigas e baratas, devido ao seu teor sulfuroso.
Além disso, o Ministério da Agricultura coloca esse extrato como um excelente modo de preservar as plantas contra insetos danosos, como o pulgão.

Ingredientes
Cebola: 3 unidades picadinhas; Alho: 5 dentes; Água: 5 litros.

Modo de preparo
Bata a cebola com o alho em um liquidificador; Misture com os 5 litros de água; Coe bem.