5 dicas pouco conhecidas para aproveitar ao máximo a Netflix

2015-04-10_190211

Buscar um filme na Netflix pelos gêneros oferecidos pode ser uma tarefa sem fim. Mas há uma forma de navegar por categorias muito mais específicas e que não estão disponíveis de cara.
Também é possível mudar a configuração das legendas, fazer sugestões de filmes e séries para que entrem no catálogo da Netflix e usar as teclas de atalho para facilitar a navegação.
Veja algumas dicas para tirar o máximo de proveito do popular serviço de streaming.

Buscar conteúdo por categorias escondidas
A Netflix conta com uma lista de categorias muito mais ampla do aquela a que aparece na tela. E qualquer um pode chegar a elas através do endereço: http://www.netflix.com/browse/genre/XXX.
Os três últimos Xs devem ser substituídos pela categoria correspondente. Por exemplo, para assistir a filmes africanos, o código é 3761. Ou para uma série coreana: 67879.
Os códigos estão disponíveis em listas criadas por aficionados que são facilmente encontrados em buscas no Google.
A maioria dos códigos funciona para a Netflix dos Estados Unidos, mas há também alguns disponíveis para outros países.
Perguntada pelo site Mashable sobre esta categorização, um porta-voz da Netflix explicou que o serviço usa milhares de subgêneros para adequar o conteúdo ao cliente segundo seu histórico de uso.

Como mudar as legendas
Você é um daqueles que assiste a tudo na versão original? Então as legendas talvez te incomodem, ou porque são muito grandes ou porque a cor não é adequada para o conteúdo do fundo.
Por sorte, existe uma opção que nem todo mundo conhece: a de personalizar as legendas da Netflix.
É preciso ir à opção de configuração da página da Netflix e, a partir daí, ir à configuração de legendas. Assim, é possível trocar a cor, o tamanho e a fonte para todos os dispositivos.
Se o seu aparelho é uma Apple TV ou funciona com o sistema operacional iOS, a personalização deve ser feita no próprio dispositivo, não pela web, como explica a Netflix na sua página.

Como pedir a Netflix que incorpore uma série ou filme
Esta é uma sugestão que nem sempre vai ser ouvida, mas é possível solicitar que a empresa incorpore em seu catálogo uma série ou filme que te interesse.
Em português, é preciso ir ao endereço: https://help.netflix.com/pt/titlerequest e preencher um formulário.

Como saber se alguém usou sua conta
Você nunca assistiu a nenhuma série de gastronomia e de repente surgem três recomendações sobre o tema na Netflix? Talvez alguém tenha usado sua conta sem a sua autorização.
Para comprovar se isso ocorreu, você precisa acessar Sua conta > Atividade de visualização > Ver acesso recente da conta. Isso te mostrará a data e hora do streaming, além do país e o endereço IP.
Se houver alguma atividade suspeita e seu dispositivo não foi roubado, o melhor é trocar a senha e fechar a sessão nos dispositivos.
Esse método desconecta todos os dispositivos associados à sua conta da Netflix e pode demorar até oito horas para ser aplicado, como explica a página da empresa.
Com esse método, também são apagados os dados de localização de seus dispositivos, por isso não é recomendado se você tiver sido vítima de um assalto.

Como utilizar os atalhos do teclado
O leitor do Netflix tem alguns atalhos de teclado que te ajudarão a poupar tempo se você usa o serviço através do computador.
Estes são alguns deles:
– A barra de espaço serve para pausar ou reproduzir
– A tecla F abre tela completa
– Esc sai da tela completa
– Shift + seta para a esquerda: volta o filme/série
– Shift + seta para a direita: avança o filme/série
As setas para cima/baixo servem para aumentar ou diminuir o volume