5 aplicativos para monitorar o que seu filho anda acessando nas redes

2015-04-10_190211

Monitorar o que crianças e adolescentes vêem na internet é muito além do que um simples controle por parte dos pais

Hoje convivemos com quase todo tipo de aplicativos: para controlar os gastos, para fazer exercícios físicos, para pedir comidas e bebidas, entre tantas outras opções na palma da mão com um smartphone. Quanto ao cuidado com os filhos, os aplicativos também oferecem opções de apps que ajudam a monitorar o tempo que as crianças passam na frente da tela do celular, o que às vezes podem ser horas.

Monitorar o que crianças e adolescentes vêem na internet é muito além do que um simples controle por parte dos pais. Trata-se de uma questão de segurança para evitar que os pequenos tenham contato com conteúdos inapropriados para a sua idade. Os aplicativos de monitoramento ajudam ainda a deixar os pais cientes em tempo real da localização de seus filhos e também enviam alertas caso ocorra algum incidente com a criança.

Listamos 5 aplicativos que ajudam a monitorar o que as crianças estão acessando, veja lista abaixo:

Google Family Link

AppBlock

Screen Time

Life 360

Kaspersky SafeKids

Google Family Link

O Google Family Link é um app do Google que permite que os pais tenham relatórios do tempo de uso do celular, definir limites de uso e hora de dormir, visualizar quais os aplicativos mais acessados, ver a localização por GPS e bloquear o dispositivo. Além disso é possível que os pais consigam gerenciar o que os filhos compram no Google Play Store. O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

AppBlock

Diferente dos outros aplicativos, o AppBlock precisa ser instalado apenas no celular da criança. Como o nome sugere, o app tem diversos recursos para bloquear chamadas, vídeos e fotos, aplicativos e downloads. Vários perfis de bloqueio podem ser ativados, como um que bloqueia o celular programado para a hora de dormir. A desinstalação do app no celular da criança também pode ser bloqueada. Gratuito e disponpivel para Android.

Screen Time

O Screen Time deve ser baixado no celular dos pais e o app ST Kids no celular dos filhos para que as funcionalidades ocorram corretamente. É bastante intuitivo e prático, levando não mais de 5 minutos para a configuração. Com o aplicativo, é possível bloquear o celular nos horários em que desejar, durante o período em que a criança está na escola, por exemplo. Além disso, é possível fazer um filtro de quais páginas a criança pode acessar, além de limitar o uso do celular e rastrear a localização. Gratuito e disponível para Androide e iOS.

Life 360

O Life 360 é um aplicativo completo para toda a família focado no controle da geolocalização. Mostra onde a pessoa está, se está usando o wi-fi ou o 5G e qual o nível de bateria. É preciso criar um “círculo” da família para gerar um código onde todos podem acessar o mesmo mapa de localização.

Também é possível enviar um alerta de ajuda para os membros da família que estão no aplicativo. Tem funções mais específicas e que diferem dos outros apps da lista, como relatório de motorista semanal, onde contabiliza o total de quilômetros rodados, os percursos feitos e qual a velocidade máxima. Disponível para Android e iOS com versão gratuita e paga.

Kaspersky SafeKids

O app permite monitorar as comunicações em aplicativos, gerenciar o acesso a jogos e demais aplicativos, bloquear o acesso a sites indevidos e rastrear a localização. Pode ser instalado no computador. Disponível também para Android e iOS com versão gratuita e paga