5 alimentos para melhorar a saúde do seu fígado

2015-04-10_190211

O fígado é um dos órgãos que mais desempenha funções. É responsável por filtrar o sangue de substâncias nocivas, como álcool e drogas, usa o açúcar como fonte de energia quando seus níveis estão baixos e é uma fonte de suprimento de ferro para o corpo. E, assim como os excessos podem causar sérios danos a esse órgão (como cirrose ou insuficiência hepática devido ao consumo excessivo de álcool), existem alguns alimentos que podem ajudar a melhorar seu funcionamento. Melhor evitar alimentos hepatotóxicos, como gorduras saturadas, frituras e álcool.
Confira abaixo cinco alimentos que podem ajudar a melhorar a saúde de seu fígado.

1. Alho
O alho tem propriedades que ajudam a regular e melhorar a função hepática. Possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a regular o trabalho do fígado.
De acordo com especialistas, também é recomendado por seu alto teor de alicina, o que ajuda a limpar o fígado.

2. Maçã
Graças ao seu alto teor de fibras, a maçã também é um ótimo aliado para cuidar do fígado.
É importante cuidar desse aspecto, porque, entre outras coisas, as proteínas formadas no fígado transportam ferro, vitamina A e cobre para o resto do corpo, no qual nutrientes são necessários.
Outro atributo da maçã é que ela contém uma grande quantidade de vitamina C, que também atua como antioxidante e protege as células contra danos externos.

3. Brócolis
O brócolis pode ser um dos alimentos mais odiados pelas crianças e até por alguns adultos, mas não se pode negar que possui grandes propriedades nutricionais. No caso do fígado, ajuda a neutralizar elementos nocivos que podem afetar seu funcionamento. Especialistas também indicam que é uma rica fonte de vitamina A, o que impede o envelhecimento das células.

4. Limão
O limão é outra fruta repleta de vitamina C, o que contribui muito para o fígado. O suco de limão contém uma grande quantidade de vitamina C concentrada. Um pequeno limão contém um terço da quantidade diária recomendada dessa vitamina. Um estudo publicado pela US National Health Library que descobriu que o suco extraído dessa fruta possui muitos antioxidantes que reduzem a inflamação, eliminam os radicais livres e melhoram a capacidade do organismo de processar glicose..

5. Abacate
O abacate foi batizado como o “ouro verde” e vem se tornando um dos alimentos mais populares do planeta. Mas também pode ser um aliado quando se trata de defender o fígado de possíveis danos.

Vários estudos indicam que o abacate é uma grande fonte de gorduras saudáveis, o que pode ajudar na proteção do fígado e na eliminação de substâncias nocivas ou desnecessárias.
O melhor conselho é que deve haver uma dieta equilibrada e saudável que forneça todos os nutrientes necessários para o fígado.

No entanto, na mesma medida devemos ter muito cuidado com o consumo em excesso desse tipo de gordura pois, embora saudável, pode causar o chamado ‘fígado gorduroso’, também conhecido como esteatose hepática ou doença hepática gordurosa. Trata-se de uma condição reversível na qual grandes quantidades de triglicéridos (um tipo comum de gordura) se acumulam de forma anormal nas células do fígado formando grandes vesículas.