Como o minimalismo pode te fazer mais feliz

2015-04-10_190211

Estilo de vida onde “menos é mais” pode ser uma boa saída para o crescimento psicológico

Minimalismo é um movimento onde se busca ter menos coisas e torná-las realmente necessárias. Mas será que existe uma ligação entre o minimalismo e a felicidade? O artigo publicado no site Psychology Today tenta responder essa dúvida. Nele, o psicólogo Mark Travers, que tem como base uma pesquisa do Journal of Positive Psychology, diz que existem “vantagens psicológicas em aderir uma filosofia de simplicidade voluntária”.

A pesquisa aponta que, diferentemente do estilo de vida de alto consumo, no minimalismo o indivíduo se concentra na prioridade dos seus valores. Os estudos apontam que mais de 85% das pessoas relatam uma conexão entre a simplicidade voluntária e o bem-estar.

Essa ligação tem a ver com o fato que os minimalistas são capazes de controlar o desejo de consumo e se concentram nas necessidades psicológicas, como a autonomia, a competência e o relacionamento.“ É uma das maiores mentiras que podemos acreditar que só precisamos de mais dinheiro, mais bens materiais e mais qualquer coisa para ser feliz.”

8 Dicas para um minimalista Mindset

Os tempos modernos têm testemunhado mudanças significativas com mais pessoas abrindo para este estilo de vida simplificada. Contudo, o maior desafio que os candidatos ao minimalismo enfrentam é por onde começar. Enquanto algumas pessoas têm algum bit de informação, outros são sem noção e, como tal, ficar preso, mas estamos aqui para ajudá-lo a começar.

O que é a vida minimalista?

É puramente dependente do que se deseja alcançar, mas o objetivo principal é o de viver com os fundamentos absolutos.

Para algumas pessoas, isso poderia significar decluttering seus bens materiais. Outra pessoa pode estar buscando maneiras através das quais eles podem declutter seus pensamentos. Alguém está interessado em uma vida saudável, e, como tais desejos para preparar e comer alimentos simples. Depois, há uma pessoa que deseja alcançar todas essas coisas.

1. Minimalistas frugais

Você é um minimalista frugal se está preocupado em economizar dinheiro. Como você gasta dinheiro apenas em raras ocasiões, não acumula mais e mais posses. Você não se importa em transformar lençóis velhos em cortinas, reutilizar potes de iogurte ou cultivar sua própria comida. Os modismos e produtos mais recentes não o incomodam em nada. Você considera a substituição de algo que ainda está funcionando um desperdício de recursos.

2. Minimalistas Nômades

Ele define uma pessoa que vive de uma mochila. Um bom número de jovens começou sua jornada minimalista enquanto mochila pelo mundo. Além das roupas versáteis, a outra coisa que eles têm em mãos são os pertences que mais prezam. Por que alguém iria querer levar esse tipo de vida? Alguns vêem isso como uma forma prática de viajar pelo mundo, enquanto outros querem apenas descobrir o quão pouco podem viver.

3. O minimalista verde

É uma pessoa que faz questão de encher a sua casa de produtos amigos do ambiente. Assim como o minimalista frugal, o minimalista verde reutiliza e reaproveita os itens. Dessa forma, eles não produzem nenhum resíduo e estão mais focados na compra de produtos que não apenas durem mais, mas também reduzam a quantidade de resíduos no mundo.

4. O Mini-Must

Este não é o seu minimalista comum. Para essa pessoa, o desafio de viver com menos é contínuo. Essa pessoa está constantemente em busca de maneiras de reduzir sua necessidade de itens específicos para que possam se livrar deles completamente.

5. O Minimalista Estético

Embora essa pessoa não esteja interessada em minimizar suas posses, o minimalista estético visa um espaço de vida livre de desordem. Eles obtêm muita paz de uma casa arrumada e, como tal, buscam uma oportunidade de manter o mínimo de posses. Essa pessoa prefere manter um item que considera desordem guardado com sabedoria, desde que esteja fora de vista.

Depois de estabelecer o tipo de vida mínimo que deseja seguir, você pode continuar com as outras etapas. Considere estas dicas eficazes para se tornar um minimalista:

1. Comece pequeno

Entenda que você não pode se tornar minimalista da noite para o dia. É um processo que você deve estar disposto a empreender gradualmente. Levará algum tempo para você avaliar seus bens e também definir suas prioridades corretamente. Isso não é algo que pode acontecer em apenas um dia, porque pode ser realmente opressor.

2. Estabeleça metas

A vida mínima afeta todos os aspectos de sua vida, incluindo como você gasta seu tempo e com quem. Tornar-se minimalista também significa se livrar de atividades que desperdiçam seu tempo. Determine se as atividades que cercam sua vida agregam algum valor e, se não, sacuda-as. Com quem você passa seu tempo? Eles agregam algum valor à sua vida? Se não, você sabe o que fazer.

Como você pode ver, essas coisas não podem acontecer em um dia. Tenha um grande objetivo (alcançar o mínimo de vida) e, em seguida, sub-objetivos realistas que visem as diferentes áreas de sua vida. É aqui que você define o limite. Decida desde o início, coisas que você não estaria disposto a deixar ir. Também é aconselhável trabalhar com prazo.

3. Viva deliberadamente

Significa esquecer o passado, não se preocupar com o futuro e, em vez disso, viver para o momento. A última coisa que você quer fazer como minimalista é privar o seu presente de alegria e poder. Se você precisa pensar no passado, use os erros e as experiências como lições importantes. Ao mesmo tempo, faça bom uso do presente para construir bases formidáveis ​​para um futuro brilhante.

Quais são os benefícios de uma vida minimalista?

  • A felicidade vem naturalmente
  • Vida mínima lhe dá liberdade
  • A vida minimalista ajuda você a gastar seu dinheiro com sabedoria

1. A felicidade vem naturalmente

Depois de organizar, você muda sua atenção dos bens materiais para as coisas que realmente importam. Você começa a se concentrar em seus entes queridos e hobbies. Por sua vez, você começa a desfrutar de uma nova sensação de liberdade e felicidade. Imagine uma situação em que você não tem medo de perder seus bens materiais.

2. Uma vida mínima lhe dá liberdade

Você tem a oportunidade de se livrar das coisas que inicialmente turvavam seu cérebro e, por sua vez, causavam estresse. Organizar posses materiais, maus hábitos, bem como relacionamentos improdutivos, proporcionam saúde mental equilibrada.

3. Uma vida minimalista ajuda você a gastar seu dinheiro com sabedoria

É particularmente bom para pessoas que têm lutado contra a compra por impulso e, portanto, compram coisas de que não precisam necessariamente. A compra por impulso coloca você vários passos para trás no que diz respeito ao seu progresso financeiro, mas se você não precisar deles, está pronto.

Seguindo as dicas acima, você deverá encontrar apenas alguns desafios aqui e ali em sua busca pelo minimalismo. Embora não seja fácil, é possível. Muitas pessoas já fizeram isso, por que não você?