3º BPAT completa 15 anos de atuação, em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
Em encontro com a imprensa, foram divulgados resultados das operações realizadas, em Bento Gonçalves, nos primeiros 5 meses desse ano.

Furtos e homicídios ainda preocupam na árdua tarefa de proteger o cidadão

Para celebrar o 15º aniversário do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT), foi realizado, na manhã desta quarta-feira (16), um café da manhã com a imprensa para apresentar dados do trabalho em Bento Gonçalves e região de atuação. A redução dos principais indicadores de criminalidade foi fato a ser comemorado segundo o comando da corporação.

Na apresentação, foram destacadas melhorias feitas na sede do 3º BPAT, no bairro Cohab, parcerias firmadas entre o Estado e os municípios para aquisição de veículos e a atuação do Centro Integrado de Operações. Hoje, são 92 câmeras de videomonitoramento e 58 câmeras para leitura de placas de veículos, o chamado ‘Cercamento Eletrônico’. A Patrulha Maria da Penha, que atende vítimas de violência contra a mulher e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) também receberam destaque.

Dados
Foram divulgados resultados das operações realizadas, em Bento Gonçalves, nos primeiros 5 meses desse ano. Segundo a capitã Estefanie Caetano, comandante da 1ª Companhia, em 2021, foram feitas 1.001 prisões, apreendidos mais de 39kg de maconha, 19kg de crack e 1kg de cocaína. Já foram recolhidas 36 armas de fogo, mais de 23 mil pessoas abordadas, mais de 12 mil veículos fiscalizados.

No acumulado deste ano, de janeiro a maio, houve redução de 64% nos roubos a veículos, 30% nos roubos a comércio, 18% nos roubos a pedestre e 57% em roubo a residência. Já os homicídios, os furtos/arrombamento a comércios e os furtos de veículo, entretanto, tiveram um aumento de 6%, 80% e 28%, respectivamente.

Furto e roubo
Para o comandante do 3º BPAT, tenente-coronel Luís Fernando Becker, os furtos em comércio seguem como um problema a ser resolvido. Segundo ele, este tipo de crime é relacionado ao consumo de drogas e por se tratar de um delito de baixa periculosidade, dificilmente os delinquentes permanecem presos.

Ainda segundo o tenente-coronel, um dado positivo é a redução dos crimes de assalto, que são mais violentos, geralmente, com emprego de armas. “Nossos policiais desempenham essa função tão complexa, eles entram em um embate para tentar trazer maior segurança à comunidade, chegando ao ponto de entrar em confronto armado com os criminosos”, ressalta.