Previsão de chegada de vacinas contra a Covid-19 no RS é no final da próxima semana

2015-04-10_190211

O governo garante que a chegada das doses, em um dia estarão à disposição dos municípios ns coordenadorias regionais

Baseados na informação do Ministério da Saúde que informou que comprará todas as vacinas registradas ou com autorização para uso emergencial e fará a distribuição entre os estados, de forma igualitária, de acordo com a população, a Secretaria de Saúde do Estado do RS  fez projetou, na quarta-feira, 13, que as primeiras doses de vacinas contra a Covid-19, já com autorização para aplicação, podem chegar ao Rio Grande do Sul no fim da próxima semana. 

“Chegando no Estado nós já temos estrutura e planejamento para que a nossa equipe da central de abastecimento possa, em um dia, organizar e distribuir para nossas regionais de Saúde”, afirmou a secretária de Saúde, Arita Bergmann.

Enquanto não existem definições específicas do governo federal para a data de início da campanha e a quantidade de doses a ser enviada aos Estados, a equipe da Secretaria de saúde do RS alinha estratégias para a logística de imunização no Rio Grande do Sul.

A projeção é, nesta primeira fase imunizar  1 milhão de pesoas no rs, dentro dos grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunização: profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas.  

Caso a quantidade a ser recebida inicialmente talvez não seja suficiente para aplicar as doses em toda a população prioritária de uma vez, oEstado vai tr que  adotar critérios, sendo que primeiros a receber serão profissionais que trabalham diretamente no atendimento a pacientes Covid. 

Sobre armazenamento de vacinas o Governo do RS  garante ter capacidade adequada em Porto Alegre como nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) para armazenar e conservar as vacinas da Covid.

COmo funciona a distribuição para os municípios

Já existe e sempre é usada em campanhas de vacinação , 18 Centrais Regionais de Frio (uma em cada CRS), uma Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), dois Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries) – um estadual e um do município de Porto Alegre. Também há cerca de 1.800 salas de vacinas em todo o Estado.


Em cada município, a gestão local poderá definir as melhores formas de vacinar sua população e evitar aglomerações, como indicar locais e horários que funcionem melhor para cada realidade 

Fonte: Governo do Estado do RS