300 alunos se reúnem para parabenizar professora hospitalizada

2015-04-10_190211

Internada desde o dia 27 de fevereiro, quando recebeu exames no pronto-atendimento que confirmaram o diagnóstico de leucemia mieloide aguda, a professora de Língua Inglesa, Ivanete Bernardi recebeu uma surpresa inesperada nesta segunda-feira, quando completou 49 anos. Por isso, quando tomou forças para levantar do leito e caminhar até a janela do quarto na manhã desta segunda-feira, Ivanete se assustou. Debruçou-se na janela e encontrou cerca de 300 alunos e professores da escola – onde leciona há quase uma década – enfileirados no pátio do Hospital Tacchini.
Eles aguardavam a aparição da professora para cantar parabéns e mostrar faixas com dizeres de carinho e motivação. — Eu estava de pijama, cabelo desarrumado, não fazia ideia do que estava acontecendo. Foi a maior surpresa da minha vida, eu não fazia ideia. Quando descobri a leucemia, eu me dei o direito de chorar por 30 segundos ao ver meu filho triste. Hoje, eu chorei com vontade. Mas de alegria — narra a professora.
Ivanete leciona há 11 anos, pelo estado, no único colégio da cidade que ainda oferece Magistério, o Cecília Meirelles, que fica no bairro São Francisco. Ela também atuou em municípios vizinhos, como Monte Belo e Santa Tereza, e conta que chegou a trabalhar em cinco escolas diferentes para conseguir reunir a renda mensal, cerca de R$2 mil. Neste ano, conseguiu entrar em sala de aula por pouco mais de uma semana. Logo em seguida chegou o diagnóstico da doença grave e que exige tratamento agressivo. Por isso, longe das classes, o Hospital Tacchini tem sido sua casa temporária. Desde o fim de fevereiro, passou por sete sessões de quimioterapia e outros tratamentos que exigiram, inclusive, transfusão de sangue. Solicitou então a amigos que fossem até o Hemocentro de Caxias do Sul para doar sangue. A surpresa chegou rápido. — “Precisamos pedir que as pessoas segurassem um pouquinho a ida, adiassem. Imagino que foi mais de uma centena de pessoas, chegaram a alugar ônibus. Hoje percebo inclusive a falta que faz um banco de sangue aqui em Bento”, conta ela.
Na semana passada, a família da professora procurou a direção da escola para sugerir que os colegas professores fossem até o hospital para cantar os parabéns nesta segunda. Quando os alunos descobriram fizeram questão de participar da ação. O resultado? Mais de 300 pessoas, entre alunos e funcionários lotaram o jardim de entrada do Hospital Tacchini para parabenizar esta guerreira, com cartazes motivacionais e parabenizando-a pela passagem de seu aniversário.