30% dos eleitores de Bento tem a biometria para acesso do título digital

2015-04-10_190211
Para acessar o documento digital, o eleitor deve baixar o aplicativo do E-título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral e disponível nas plataformas da App Store e no Google Play

Aproximadamente 30 mil eleitores já cadastrados na biometria podem utilizar o aplicativo do E-título para votar nas próximas eleições

 

Nesta quinta-feira,27, termina o prazo para solicitações da segunda via do título de eleitor no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado. O documento não é o único aceito no pleito de outubro e o eleitor pode se apresentar com outros, desde que seja oficial com foto, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou passaporte. Uma das novidades deste ano é a obtenção da biometria, para o eleitor ter acesso ao título digital. De acordo com o Servidor da 8ª ZE de Bento Gonçalves, Ricardo de Abreu, a ideia é ótima, pois o intuito é que todos os documentos passem a ser digitais.
“Quem não fez o cadastramento biométrico não poderá usar o E-Título. Em Bento Gonçalves cerca de 30% dos eleitores tem a biometria. O total de eleitores da cidade é de 89 mil. Para votar somente com a biometria, basta apresentar um documento com foto”, explica.
A consulta pode ser feita pelo nome do eleitor ou número do título, data de nascimento e nome da mãe. Eleitores que perderam o prazo final do alistamento, que foi no dia 9 de maio, onde deveriam solicitar transferência de domicílio, alteração de título ou transferência de seção eleitoral especial para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, não poderão votar nas Eleições de 2018.
Para solicitar a segunda via o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral, isto é, não pode ter débitos pendentes como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais ou ter recebido multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral, da Lei das Eleições e leis conexas. As multas devem ser pagas pelo Guia de Recolhimento da União, que é emitido pelo próprio cartório eleitoral e que pode ter valor variado entre R$1 a R$ 35,14.

O título digital
O título digital é apenas para eleitores que estão com a situação regularizada. Ele pode ser obtido gratuitamente por meio do aplicativo e-Título, disponível para smartphones IOS e Android.
O e-Título também serve como um documento de identificação do eleitor, caso já tenha feito o recadastramento biométrico, pois a versão é baixada no celular com foto e dispensa a apresentação de outros documentos na hora da votação. O aplicativo indica o local de votação, por meio de ferramentas de localização geográfica até a seção eleitoral e oferece serviços como: emissão de certidões de quitação eleitoral e negativa de crimes eleitorais.
Para acessar o documento digital, o eleitor deve baixar o aplicativo do E-título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral e disponível nas plataformas da App Store e no Google Play. O aplicativo solicita o número do título eleitoral, nome, nome da mãe e do pai e a data de nascimento. O E-título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento fica gravado no local e disponível ao eleitor. A versão digital do título de eleitor traz novidade em relação à via tradicional impressa. O documento tem a foto do eleitor, informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o seu cadastramento biométrico e o endereço de seu local de votação. Ele também terá um QR Code para a validação na zona eleitoral.
Os impactos do E-Título são positivos além do aspecto sustentável, surgindo como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel, além dos impactos financeiros, como a economia na redução dos custos da Justiça Eleitoral com emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, aquisição de equipamentos para a impressão dos documentos e consumo de energia. Para o eleitor, além da facilidade de ter os dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, também há a redução dos riscos de extravio ou danos de documentos. Por fim, haverá a diminuição da necessidade de deslocamentos até o cartório eleitoral.

TSE disponibiliza aplicativo com apuração das eleições em tempo real
O aplicativo que apura em tempo real as eleições, foi campeão de downloads em 2014 e será disponibilizado também em 2018. O aplicativo teve o nome alterado para “Resultados 2018.” Os eleitores poderão acompanhar a contagem dos votos em tempo real, pesquisar o desempenho de um determinado candidato, podendo consultar pelo nome ou ver o desempenho nacional. A ferramenta é gratuita e a expectativa é que esteja disponível até o final de setembro para tablets e smartphones que operam com os sistemas Android e IOS.
Na tela da pesquisa aparecerá, o quantitativo de votos para cada candidato com indicação dos eleitos ou, no caso da disputa para governador e presidente da República, dos que irão para o segundo turno. Também será possível selecionar candidatos favoritos e visualizá-los com destaque. A ferramenta permite que o usuário selecione a abrangência que deseja acompanhar a apuração, que pode ser “Brasil” para Presidente da República ou “Estados” para acompanhar a votação para governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.
Os resultados são atualizados automaticamente e exibidos com o quantitativo de votos obtidos e o percentual de votação por candidato. O candidato que aparecer com zero voto pode não ter tido votação, estar indeferido com recurso ou ter sido indeferido. O aplicativo não vai apresentar os resultados da votação em trânsito, nem mesmo da votação no exterior para o cargo de presidente da República.
Em decorrência da diferença de fuso horário, o TSE irá começar a divulgar os resultados da totalização dos votos para presidente da República às 19h (horário de Brasília) no dia 7 de outubro, quando a votação do primeiro turno estiver encerrada em todo o território nacional.
Para os demais cargos, a totalização dos votos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a remessa das informações ao TSE terá início logo após o encerramento da votação, às 17h, respeitando o horário local.