3 perguntas fáceis para deixar de ter pensamentos negativos

2015-04-10_190211

Estudos comprovam um dado preocupante: até 70% de todas as nossas conversas mentais  (os pensamentos que temos com nós mesmos)  são de teor negativo.

Mas, como podemos manipular o que pensamos para não sofrer tanto e por antecedência?

É possível mudar a mentalidade e escolher uma direção mais positiva com três pensamentos simples.

A primeira frase que vai acalmar a sua mente  e deixá-lo entender a situação com calma para poder resolver de melhor forma é:

“Não está acontecendo agora.”

É possível que ocorra uma catástrofe ou algum problema, mas é importante lembrar que isso não está acontecendo agora. Essa frase pode ajudá-lo a ver que, pelo menos por enquanto, você está seguro e avrir caminhos para você lidar da melhor maneira com a situação, ao invés de se desesperar  e nãp fazer nada, aumentando o problema.

“Aconteça o que acontecer, eu posso lidar com isso.”

Esta declaração – que você deve fazer em voz alta para si mesma, quantas vezes for necessário – lembra você dos seus próprios recursos internos e entrega a determinação que você precisa para enfrentar os desafios da vida. Em resumo esta auto afirmação quer  lembrar você que, pelo menos 90% ( para não dizer 100%) a solução só vai depender unica e exclusivamente de voc~e: de sua atitude para  mudar, de seu empenho, de sua movimentação, pois ninguém virá lhe salvar, podem ajudar, mas nunca salvar competamente. Então a força sempre estev e sempre estará dentro de você, com a ajuda da sua rede.

“Estou causando meu próprio sofrimento. Posso parar?”

A primeira parte desta declaração tem sua origem nas “Quatro Nobres Verdades do Budismo”. A pergunta “posso parar?” vem de estudos motivacionais que sugerem que fazer uma pergunta tende a ser mais motivador do que simplesmente dizer “vou parar”.

Esta pergunta é, em resumo, o melhor gatilho para você  sair do estado de vítima diante de uma situação adversa. A resposta é sempre sim: posso parar com qualquer sofrimento. Posso sim ir em busca de solução.

Esta pergunta ajuda a ver que sempre temos uma escolha. Se realmente houver uma catástrofe em seu caminho (divórcio, morte da família ou desastre natural), a melhor coisa a se perguntar é: “Qual a melhor forma de me preparar para esse evento?”.  A resposta desta pergunta pode ajudá-lo a planejar suas etapas de ação, o que alivia a ansiedade.

Ao reconhecer os pensamentos negativos, é necessário sempre usar uma das frases de conforto acima, já que mudar os hábitos mentais é difícil e as recaídas fazem parte do processo.

Para a especialista, tornar os pensamentos mais positivos é um projeto que pode durar a vida inteira. Ainda assim, uma conversa interna mais saudável o ajuda a superar os problemas imediatos, dando-nos mais tempo para concentrar os pensamentos no que realmente importa.