28º Congresso Movergs confirma retomada da economia nacional

2015-04-10_190211
Volnei Benini ressaltou que o evento deste ano foi pensado para garantir informações que contribuam efetivamente com os empresários

As informações apresentadas durante o 28º Congresso Movergs na última quinta-feira (05), proporcionaram momentos de reflexão aos mais de 300 participantes com temas relacionados além do setor moveleiro. O presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Volnei Benini, ressaltou que o evento deste ano foi pensado para garantir informações que contribuam efetivamente com os empresários, para que retornem às suas empresas com subsídios relevantes para a tomada de decisões. O empresário destacou que não há como dissociar os cenários econômicos e políticos em se tratando do setor empresarial, visto que refletem diretamente no cotidiano.

O mercado nacional de móveis
A primeira palestra do dia foi do economista e diretor do Iemi Inteligência de Mercado, Marcelo Prado, que tratou do mercado brasileiro de móveis no pós-crise. De acordo com ele, existem enormes oportunidades internamente sem a necessidade de buscar opções no exterior.
Os dados apresentados pelo palestrante apontam que em 2017, mesmo durante um ano difícil, o brasileiro gastou R$ 83 bilhões em colchões e móveis no varejo brasileiro, enquanto a produção da indústria local atingiu R$ 62 bilhões. Em 2018, a estimativa do varejo é de alta de 4,5% em volumes e 12,3% em valores nominais. O economista também trouxe informações sobre as oportunidades do setor imobiliário, que mesmo com a queda de 40% de 2013 para 2016, mostrou que até 2025 serão entregues 10 milhões de novos imóveis, uma grande oportunidade para o setor moveleiro, com destaque para a região Nordeste, seguida pelo Sudeste e Sul do país.
Quanto ao futuro, Prado mostrou que a estimativa, até 2022, é de expansão de 15,4% na produção de móveis e colchões, sendo 2,9% ao ano em média. “A informação, o design e a atuação nas lojas agregarão o algo mais ao produto, visto que o consumidor está cada vez mais exigente”.

Cenário econômico e perspectivas para o Brasil
O economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), André Nunes de Nunes, versou sobre o cenário econômico e as perspectivas para o Brasil. Ele confirmou o fim da recessão e destacou que 2018 apresenta a maior sequência de altas desde 2013. “Estamos vivendo a retomada mais lenta da história, sendo que em 2021 o Produto Interno Bruto (PIB) da indústria ainda não retomará o pico de 2013. A lentidão é ainda maior para o PIB per capita, sendo atingido apenas em 2023. “É uma década perdida. A boa notícia é que o pior já passou e estamos num processo de retomada”.
Os fatores que sustentam a retomada da economia, de acordo com Nunes, é o consumo das famílias brasileiras, consumo maior do que o PIB, graças a uma inflação controlada, principalmente por uma inflação de serviços com queda substancial. “A queda da inflação abre espaço para cortes de juros e a previsão da Selic para 2018 é de 6,50% enquanto em 2019 de 8,0%”. Nunes também enfatizou a burocracia como um dos entraves para o desenvolvimento econômico, assim como a precária infraestrutura logística e questionou: “Como vamos competir na indústria 4.0 se não completamos o ciclo da 3.0?”

Conjuntura econômica brasileira
O jornalista William Waack abordou o cenário político do país e enfatizou que o brasileiro atualmente vivencia sentimentos de raiva e indignação.. “O sistema faliu. Há uma crise de representatividade brasileira”. Sobre a Lava Jato, Waack enfatizou que há um Brasil antes e depois das investigações, que trouxeram dos porões algo que o brasileiro tentava negar, mas que existia.

Formação de equipes
Rodrigo Pimentel encerrou o dia do 28º Congresso Movergs por meio do tema ‘Construindo tropas de elite’, uma palestra motivacional e que provocou boas gargalhadas. Em 2006, Pimentel saiu do Bope e foi trabalhar no banco Santander e durante esse período escreveu 70 histórias de experiências no Batalhão. Foi então que percebeu ter um roteiro de filme. Pimentel contou a história de como o filme Tropa de Elite foi concebido, o funcionamento e alguns casos envolvendo o Bope do Rio de Janeiro.

1º Fórum Movergs de Design debaterá as possibilidades de fazer negócios no setor moveleiro
A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), em parceria com o Stúdio Marta Manente, promoverá o 1º Fórum Movergs de Design no dia 19 de julho,das 8h às 16h15, no Auditório do CIC – Centro Empresarial de Bento Gonçalves. O foco do evento estará no design como estratégia e ferramenta para as indústrias repensarem o modo de fazer negócios e como agregar valor aos produtos e serviços. As inscrições podem ser feitas até 16 de julho no site da Movergs pelo link http://www.movergs.com.br/design.
Nesse 1º Fórum, a entidade traz renomados especialistas na área de design, por meio de painéis talk show que trarão riqueza no conteúdo discutido. Entre eles, a arquiteta Helena Capaz, gerente de vendas e marketing da Interprint do Brasil, multinacional alemã líder no mercado de papéis decorativos, e que falará sobre “Design Experience”. C
Volnei Benini, presidente da Movergs, destaca que cada vez mais é preciso desenvolver projetos que agreguem valor estético, mas também ofereçam funções diferenciadas, matérias-primas corretas, ergonomia, processos produtivos por um custo adequado.
Durante o 1º Fórum Movergs de Design serão abordadas seis temáticas ligadas ao design, são elas: ‘Milão 2018 – Interpretação e aplicação das tendências na indústria moveleira’; ‘Design, além da forma. Ferramenta estratégica para a indústria gerar valor’; ‘Design Experience’; ‘Internacionalização – O Design Brasileiro no mundo’; ‘Marketing digital na indústria moveleira: técnicas para atrair público e potencializar a sua marca’; e ‘O novo consumidor de design’. “Pretendemos garantir subsídios para alavancar o sucesso de toda a cadeia produtiva moveleira do Rio Grande do Sul”, acrescenta Benini.