28ª edição da ExpoBento deve atrair mais de 200 mil pessoas

2015-04-10_190211
Na solenidade de abertura, o Presidente da feira destacou as inúmeras atrações, além da variedade de produtos ofertados pelos expositores

Maior feira multissetorial do Brasil contará com a participação de mais de 400 expositores

 

Nesta quinta-feira, dia 7, começou mais uma super edição da ExpoBento, a maior feira multissetorial do Brasil. A tradição e requinte é um dos chamativos para a a 28ª edição, que segue até o dia 17 de junho. A estimativa é que a quantidade de pessoas que irá circular pelos corredores do Parque de Eventos seja duas vezes a população de Bento Gonçalves. A feira deve receber um contingente superior de 200 mil pessoas, sendo que no último ano foram mais de 226 mil.
O grande fluxo de pessoas circulando pela feira é o reflexo do sucesso e consolidação no país. Com público abrangente o município também ganha em cifras. Somadas, elas deixam no município cifras que ultrapassam os RS 40 milhões. E isso contabilizando apenas os valores gastos em compras, em média R$ 200, excluindo recursos empregados em ingresso, alimentação e estacionamento.
Muitos outros números são movimentados durante a ExpoBento. São mais de 400 expositores, 70 apresentações artísticas, incluindo shows musicais e esquetes teatrais, e 13 desfiles de roupas, bolsas e acessórios.
No Mundo do Imóvel, uma das áreas temáticas da feira, sete imobiliárias e uma incorporadora estarão apresentando centenas de opções em imóveis, desde lançamentos a moradias prontas. O espaço também contará com um estande da Caixa, a fim de facilitar a consulta de linhas de financiamento, aproximando cliente e comprador e facilitando as negociações.
Os nichos de negócios, aliás, são um dos motivos do sucesso da ExpoBento. Neste ano, a feira recebe novamente um encontro destinado ao casamento, mercado que cresceu 25% em 2017 no Brasil, onde mais de 1 milhão de cerimônias são realizadas anualmente. O setor de festas e eventos sociais movimentou, em 2016, R$ 17 bilhões. A mostra Case em Bento, portanto, vai ao encontro desse crescente interesse ao reunir cerca de 80 fornecedores de serviços e produtos para o segmento.
Outro espaço temático da feira é o setor dedicado aos produtos coloniais. Neste ano, a ala dedicada à agroindústria na ExpoBento receberá 38 empreendimentos vindos de 30 municípios. São participantes subsidiados pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, que vão expor embutidos, queijo, geleias, doces, chás, biscoitos, pães, massas, suco, vinho, cachaça, licor, erva-mate, produtos lácteos, frutas desidratadas, mel e artesanato rural.
Mas não é apenas dentro dos limites do Parque de Evento que a ExpoBento gera dividendos ao município. Localizada num polo regional de turismo, a feira, ao mesmo tempo que traz visitantes, se beneficia dos que já estão aqui e encontram na ExpoBento mais um atrativo de lazer, entretenimento e compras. “Não temos a menor dúvida que a feira dá uma visibilidade muito grande para a cidade. Percebemos que isso impacta diretamente nos hotéis, bares e restaurantes de Bento, aumentando o movimento em cerca de 10%”, diz Vicente Perini, presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho.
Diante de tamanha representatividade e relevância, o desafio da ExpoBento cresce a cada edição: manter e estender as contribuições em prol da comunidade. “Da mesma forma que é uma feira consolidada, com edições anuais desde 1990, a ExpoBento é um encontro em permanente processo de renovação e reinvenção, para continuar se mantendo atrativa e interessante para os visitantes ano após ano. Estamos sempre em busca de novidades para surpreender o público e, também, contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região. Projetos emblemáticos deste ano, como o ‘ExpoBento na mesa’, com aulas-show e oficinas kids, e o Mundo da Agroindústria sintetizam esse compromisso”, avalia o diretor geral da ExpoBento 2018, Leocir Glowacki.

Como vai funcionar o trânsito nos acessos a ExpoBento
Uma equipe do Departamento de Mobilidade Urbana monitorará, durante os 11 dias da feira, os principais acessos que conduzem ao Parque de Eventos.
Nessa tarefa, uma das ações será a sinalização de ruas com cones, nas proximidades do parque, a fim de organizar o trânsito. “É importante que as pessoas observem os locais definidos para táxis e ônibus para que não estacionem. Quem fizer transporte via aplicativo também terá um local específico”, adianta Gilberto Rosa, coordenador de Políticas Públicas de Trânsito da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana.
Embora os finais de semana e o feriado do próximo dia 13 demandem mais efetivo, assim como as noites dos principais espetáculos, o DMU manterá agentes diariamente nos arredores do parque. Uma área que ganhará atenção especial é o entroncamento da Rua Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco/RS-444 com a Alameda Fenavinho, que conduz ao Parque de Eventos.
Outro ponto de chegada a ExpoBento, via Rua Sete de Setembro, será apenas, inicialmente, observado pela equipe do DMU. Entretanto, há um pedido aos motoristas que trafegarem nesse trecho: reduzir a velocidade, já que uma escola opera na região. Outras solicitações são em relação ao estacionamento. Mesmo que a proibição de estacionar em frente a garagens esteja amparada pelo Código de Trânsito Brasileiro, Rosa reforça a orientação para que as leis sejam respeitadas, de modo a não trazer prejuízos para moradores e condutores. Na Alameda Fenavinho, onde o estacionamento é oblíquo, o pedido é para que veículos de grande porte não utilizem essas vagas, a fim de não trancar a passagem dos demais.

 

Expobento em 2017 registrou público de 226 mil pessoas