25º Bento em Dança encerra com a participação de mais de seis mil bailarinos

2015-04-10_190211
BENTO EM DANÇA

Organizadores do Bento em Dança buscam incentivo para que esta não seja a última edição do evento

O festival “Bento em Dança” fez história durante um quarto de século no município. A 25ª edição do evento, que encerrou no último sábado (14), reuniu 6.327 bailarinos de todas as partes do Brasil, além de países como Argentina, Chile, Itália, Uruguai e Venezuela.
Durante oito dias, o festival promoveu a arte da dança através de concursos, apresentações e oficinas, premiando os destaques com 22 bolsas de estudo em escolas na Itália, no Uruguai e no Brasil.
Quatro bolsas são para aperfeiçoamento na Opus Ballet, em Firenze, na Itália. Outras duas bolsas, com um mês de duração, são para estudar com a mestra Marlene Lago, do Gala Ballet Studio, de Montevidéu, e mais 16 bolsas no Yagp Summer Course, em São Paulo
A presidente do Bento em Dança, Erci Grapiglia, registrou o compromisso de premiar os bailarinos com bolsas de estudos. “Todos os anos, premiamos bailarinos com bolsas de estudo. Este é um dos nossos compromissos que seguimos a risca desde o início, talvez um dos mais importantes. Nessa caminhada, vimos estudantes se tornarem grandes bailarinos e coreógrafos. Começaram aqui, nas oficinas, foram para o palco e hoje trazem alunos e viajam o mundo sempre embalados pela dança”, destacou.
O festival entregou Certificado de Participação a todos os participantes inscritos no concurso e nas oficinas, além de premiar com Medalhas os três primeiros colocados em cada categoria e com Troféu os destaques do júri.
Passaram pelo palco, 627 coreografias em oito noites de concurso, exibindo gêneros como Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre, Jazz, Estilo Livre, Técnicas Contemporâneas de Dança, Danças Populares, Danças Urbanas e Sapateado. Foram mais de 50 horas de espetáculos. Já nas oficinas ministradas durante o dia por 13 professores especializados em diferentes áreas, foram 69 horas de muita técnica, conhecimento e disciplina.

#ficaBentoemDança
O grande destaque da noite de sábado foi a exibição de um vídeo com o depoimento de bailarinos e coreógrafos, manifestando-se a favor da continuidade do Bento em Dança. O movimento foi gerado pelos próprios participantes que reagiram à manifestação da presidente do evento, Erci Grapiglia, que anunciou na noite de abertura que esta seria a última edição do festival devido à falta de incentivo para a realização do evento.
O ato contou, ainda, com o depoimento do secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Victor Hugo Alves da Silva, e dos bailarinos e artistas Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, que já participaram do Bento em Dança no palco e como jurados e professores.
Diante do movimento, a Associação Cultural Bento em Dança deverá se reunir para definir o futuro do festival. “Convocaremos todos os integrantes da Associação, além do Poder Público para avaliar a situação e, juntos, encontrar o melhor caminho. Somente depois teremos condições de dar uma posição sobre o Bento em Dança. O que sabemos é que para continuar é necessário maior apoio, seja do Poder Público, seja da iniciativa privada. Nos próximos dias, estaremos focados em fazer o fechamento desta edição”, salienta Erci.