250 estudantes do ensino fundamental na Mostra Científica que estimula a sustentabilidade

2015-04-10_190211

A sustentabilidade guiou os 42 trabalhos produzidos por estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves. Produção de energias limpas, uso adequado dos recursos naturais e alimentação saudável foram alguns dos temas explorados pelos 250 alunos que participaram da I Mostra Científica do Campus Universitário da Região dos Vinhedos
O encontro reuniu 13 escolas que promoveu capacitação de 50 professores da rede pública de ensino para serem multiplicadores nos estabelecimentos de ensino em que atuam. A partir daí, os educadores estimularam os estudantes para produzirem seus trabalhos. Os alunos submeteram seus projetos por escrito e em grupo. Uma avaliação inicial definiu os 42 que foram apresentados à comunidade.
Todos os projetos tinham uma versão escrita, um pôster e um produto, para demonstrar na prática o conceito estudado. Cada grupo devia contar com a orientação de dois professores de diferentes áreas do conhecimento, como forma de explorar a interdisciplinaridade entre os conteúdos.

Sustentabilidade no cotidiano
Veio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel o trabalho melhor avaliado da I Mostra Científica. O desejo era claro: promover uma mudança comportamental com relação ao aproveitamento de alimentos e materiais. A partir dessa nova postura, os alunos do 9º ano lançaram uma campanha para arrecadação de sucata e outras objetos para serem reciclados. A ação rendeu a produção de um telhado sustentável – feito com garrafas PET – que dará origem a um pergolado no pátio externo da escola, a confecção de roupas com materiais reutilizados, além da criação de puffs para serem colocados na área externa em criação na escola e de um jogo americano.
A ideia surgiu a partir da constatação da falta de cobertura do pátio externo da escola, Os alunos resolveram reciclar as garrafas PET recolhidas para criar essa estrutura.

Lixo em adubo
Foi pensando em uma maneira de utilizar os restos de alimentos que diariamente vão pro lixo de casa que os estudantes do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Aveline criaram uma composteira caseira. Feita com baldes, o utensílio pode ser desenvolvido de modo simples, gera adubos que podem ser colocados na horta de casa e acabam diminuindo o investimento público no recolhimento do lixo, além de otimizar os resíduos que seriam descartados.

Use a luz solar
Durante o dia, muitos ambientes domiciliares precisam acionar a energia elétrica para ficarem iluminados. Isso representa um custo para o bolso e também para a sociedade que acaba gastando ainda mais recursos e ampliando o consumo energético. Os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli pensaram como claraboias podem facilitar o uso da energia solar e deixar os ambientes da casa mais iluminados. A iniciativa de aproveitamento da energia foi explicada por meio de uma maquete. O trabalho conquistou o terceiro lugar da mostra e comprovou como uma nova forma de pensar pode ser mais simples do que parece e tem a possibilidade de agregar uma nova fonte de energia – sem custo – para os lares brasileiros.